Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Dia da Mulher: Voto Consciente elege sete lideranças femininas

Publicada em 07/03/2016 às 00:01 | por

Nesta terça-feira, dia 8 de março, o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher. O Voto Consciente Jundiaí tem esse ano um motivo especial para homenagear as mulheres, pois ao colocar em prática uma nova estrutura, acaba de eleger sete voluntárias para coordenar e responder pelas principais áreas e projetos do movimento.

A necessidade de uma nova estrutura de organização já vinha sendo discutida internamente desde o ano passado. “Existia a figura de um coordenador geral, mas a única diferença para um voluntário comum é que essa pessoa representava a imagem do Voto falando por nós em eventos e dando entrevistas”, explica Roberta Mangieri, voluntária há cinco anos e atual coordenadora do projeto Cidadonos Eleições. “Mas a gente começou a analisar e vimos que algumas atividades estavam sendo comprometidas pela falta de alguém responsável por gerenciá-las de forma individual”.

A partir dessa análise as atividades do movimento foram divididas entre os três projetos principais que o Voto executa em períodos específicos, que são o Ranking dos Vereadores, o Concurso Cidadonos e o Cidadonos Eleições. Além disso, existem cinco áreas de atuação contínuas, que se desenvolvem ao longo do ano todo e dão suporte aos projetos durante a época em que estão sendo executados. São as áreas de Acompanhamento do Legislativo, Educação Política, Eventos e Relacionamentos, Formação e Qualificação de Voluntários e Comunicação. “Essa nova estrutura mostra que o Voto amadureceu muito em seus dez anos de existência, e isso vai dar um outro fluxo para o desenvolvimento dos trabalhos”, conta Silmara Meireles, que coordena a formação e qualificação dos voluntários.

No momento apenas o Concurso Cidadonos está sem coordenador, que será escolhido no final do ano, visto não estar projetado para 2016. “Vimos a necessidade de criar uma nova coordenação porque chegou-se à conclusão que é muito pesado deixar tanta responsabilidade por tempo indeterminado nas costas de uma pessoa só. Também decidimos que o coordenador de uma área não poderia acumular a coordenação de um projeto ou outra área”, esclarece Roberta. Assim, foram eleitas sete coordenadoras até o momento.

A escolha das sete mulheres não foi uma escolha intencional, mas um processo natural, pontua Patricia Anette, da área Educação Política. “A coordenação sempre foi feita por homens – eu entrei para o voto em 2007 – seja por coincidência ou mesmo porque, historicamente, as mulheres são menos acostumadas a falar publicamente. Não éramos convidadas a opinar, especialmente sobre política, que sempre foi um universo tão masculino. Hoje a maior parte do grupo é composta por mulheres que foram aprendendo, ganhando segurança e se politizando cada vez mais. E agora estamos aqui liderando”, conta a voluntária. “Espero que com sete mulheres na coordenação um número maior delas se sintam representadas e se juntem ao movimento”.

Conheça a nova coordenação do Voto Consciente Jundiaí:

Silmara (esq.), Sofia, Patrícia, Bárbara, Mariana, Roberta e Márcia

Silmara (esq.), Sofia, Patrícia, Bárbara, Mariana, Roberta e Márcia

Roberta Nóbrega Mangieri – Coordenadora do projeto Cidadonos Eleições

É natural de Jundiaí, e, além de advogada, integra uma companhia profissional de sapateado. É voluntária do Movimento Voto Consciente desde o fim de 2011, tendo atuado diretamente na realização de encontros de cidadania nas escolas, universidades e outras instituições, bem como nos projetos de financiamento coletivo do movimento. Assume esse ano a coordenação do projeto Cidadonos Eleições.

Sofia Mortara – coordenadora do projeto Ranking dos Vereadores

Faz graduação em ciências sociais na Unicamp. Participa do Voto Consciente há um ano e meio, tendo trabalhado no acompanhamento de sessões do legislativo e na produção do ranking de 2016.

Silmara Meireles – Coordenadora de Formação e Qualificação de Voluntários

Psicóloga/Psicanalista clínica, Coordenadora de Núcleo da ONG Associação pela Saúde Emocional de Crianças- ASEC, professora universitária. Mestranda em Educação pela Unicamp. Voluntária no Movimento Voto Consciente desde 2010, atuou no planejamento e execução das jornadas para novos voluntários e formação de liderança, eventos e palestras nas escolas. Assume esse ano a coordenação da área de Formação e Qualificação dos Voluntários.

Patrícia Anette – Coordenadora de Educação Política

Voluntária do Movimento Voto Consciente desde 2007, assume agora a coordenação da área de Educação Política. Também em Jundiaí, participou durante três anos ativamente do Cineclube Consciência. Formou-se em Letras pela USP e é educadora desde 2009.

Bárbara Nóbrega Mangieri – Coordenadora de Comunicação

Natural de Jundiaí, formou-se em Jornalismo em 2014 pela PUC Campinas e é voluntária no Movimento Voto Consciente desde o início de 2016, onde assume a coordenação da área de Comunicação e contribui na equipe de outras áreas e projetos, como a avaliação do Plano Diretor da cidade.

Márcia Pires – Coordenadora do Acompanhamento do Legislativo

Márcia é nascida em Jundiaí, professora, radialista, administradora de empresas e gestora de pessoas, especializada em capacitação, treinamento e desenvolvimento de pessoas e carreiras. É voluntária do Movimento Voto Consciente Jundiaí desde 30 de junho de 2010, inicialmente integrando o núcleo de educação. Faz palestras e encontros de cidadania em escolas, universidades e instituições diversas, além de auxiliar outros voluntários na realização de oficinas e worshops. Acompanha desde 2012 as sessões da Câmara Municipal na realização de seu maior sonho: ser uma voluntária de acompanhamento do Legislativo. Assume agora a coordenação desta área, reforçando sua participação na construção do ranking de vereadores. Presta atualmente suporte direto ao projeto do ranking 2016.

Mariana Duarte de Parra – coordenadora de Eventos e Relacionamentos

Nutricionista Clínica e Esportiva. Profissional da Clínica Multidisciplinar Espaço Agir e Bem – Estar e do ambulatório da Sobam de Jundiaí. Tem sua fanpage como Nutricionista onde sempre divulga seu trabalho. Apresenta uma coluna no JundiAqui e realiza entrevistas semanais na Rádio Difusora de Jundiaí. É voluntária há mais de dois anos do movimento Voto Consciente de Jundiaí, onde contribui como coordenadora na área de eventos.


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/dia-da-mulher-voto-consciente-elege-sete-liderancas-femininas/