Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Disputa pela presidência prejudica pauta

Publicada em 06/08/2009 às 18:05 | por Voto Consciente Jundiai

EM VÁRZEA

6/8/2009

ALEX M. CARMELLO Para Claudinei Lumes (PT), discussão aumentou morosidade dos trâmites

Para Claudinei Lumes (PT), discussão aumentou morosidade dos trâmites

Em seis meses de trabalho, os 11 vereadores de Várzea Paulista apresentaram oito projetos de lei para votação no plenário da Câmara local. O baixo número tem ligação direta com uma discussão que já se arrasta desde março no Legislativo varzino, quando começaram os debates sobre a antecipação para a eleição da nova presidência daquela Casa de Leis para o biênio 2011-2012.

Pelo atual regimento interno, a eleição para a presidência da Câmara seria realizada apenas em dezembro de 2010. Caso seja alterado, a eleição será no dia 14 deste mês. O projeto que prevê a mudança será votado em dois turnos na próxima semana, nos dias 11 e 12. O projeto de resolução que altera o regimento interno para antecipar a eleição foi apresentado em março pelos vereadores Mauro Aparecido (PV) e J. Ramiro (PR).

Desde então, o tema tomou conta das sessões ordinárias, tendo gerado inclusive um mandado judicial. “Só li o projeto em plenário porque a Justiça determinou, e só vou apresentar e votar por conta disso”, diz o presidente da Câmara de Várzea Paulista, Claudinei Lumes (PT), que é contrário à antecipação. “Não há necessidade nenhuma.”

De acordo com ele, a discussão em torno da antecipação das eleições contribuiu para a baixa produtividade. “Sem dúvida, aumentou a morosidade da votação de projetos porque a antecipação da eleição passou a ser o foco em todas as sessões”, afirma Lumes.

Quem ficou à frente da discussão foi o atual vice-presidente do Legislativo, o vereador Silas Zafani (PTB). “Existe um grupo de seis vereadores que não ficaram contentes com a composição da Mesa e das comissões permanentes, e esse grupo, do qual eu faço parte, quer realizar as eleições agora”, diz Zafani, o único do grupo favorável à antecipação que compõe a Mesa Diretora. Assim, o projeto teria seis votos favoráveis à antecipação e cinco votos contra, número que garantiria a aprovação da mudança.

Segundo o vice-presidente, a antecipação teria sido motivada para evitar que as eleições de 2010 possam influenciar na definição da Mesa Diretora. “Não acho que essa discussão tenha prejudicado a população, pois votamos tudo o que o Executivo mandou para a Câmara e a cidade não parou”, diz Zafani. O prefeito Eduardo Pereira (PT) não quis comentar o caso por ser uma questão interna do Legislativo.

ELTON FERNANDES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/disputa-pela-presidencia-prejudica-pauta/