Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

E a Cultura?

Publicada em 19/02/2014 às 01:07 | por Ede Galileu

Complementando o artigo do mês passado, vou fazer uma análise sobre a atuação da Secretaria de Cultura no primeiro ano de gestão. Começando pela escolha da equipe:197633_411900462184358_1984933732_n

O Secretário de Cultura escolhido para o cargo foi Tércio Marinho, não sei muito sobre as outras opções, mas acredito ter sido uma boa escolha, afinal além de ser artista também, ele tem grande experiência em produção e gestão cultural, já a equipe escolhida para as diretorias de cultura, dos teatros, dos museus e (a nova diretoria criada) de Ação Social, não foi tão bem aceita, alguns diretores até tem a experiência necessária, já alguns não estão agradando muito.

Projetos em andamento foram cancelados, como o “Coral Dons e Tons”, e o “Arte nos Terminais”, só que a reclamação não é pelo fato de terem sidos cancelados, afinal eles justificaram os motivos e de certa forma fazem algum sentido, mas o problema é a grande lacuna que ficou com o cancelamento deles. Será que não dava pra em caráter de emergência, reestruturar os projetos pra eles não ter que parar?

O “Arte nos Terminais” por exemplo já foi cobrado diversas vezes, e no início de 2013 em uma reunião no Teatro Polytheama, quando alguém questionou sobre sua continuidade, a única resposta que obtivemos foi dada pela Sra. Carla Pagani (diretora dos teatros), e pelo que me lembro foi um simples, “sim, nos vamos retomar o projeto”. Entendo o ponto de vista onde dizem que o projeto não foi estruturado adequadamente, mas e aí? Qual providência já foi tomada? Quando acontece a retomada do projeto?  Quem pode dar uma resposta mais concreta? Falta informação.

A Sala Glória Rocha está interditada desde o início de 2013, também entendo que é por questão de segurança e que tem muita coisa que precisa ser feita e a burocracia é grande, mas difícil engolir que não foi possível iniciar as obras em mais de um ano, sabendo que coisas muito menos importantes são agilizadas quando querem. Outra sugestão era que se conseguisse outro espaço apropriado para pelo menos atender uma parte da demanda, já que o Polytheama é muito grande pra certos espetáculos além disso, pela lógica, os grupos de Jundiaí deveriam ter prioridades nas datas do único teatro da cidade, mas não é isso que parece acontecer.

Demora em responder solicitações, publicar editais e até alguns como o do Prêmio estímulo que não foram publicados em 2013 também são um ponto negativo. O compromisso firmado com o Coletivo Cultura Jundiaí do projeto que destina 1% de IPTU e ISSQN para a cultura está em andamento, mas era pra ter sido feito em 2013 ainda.
1235510_437097973078535_2109161122_n-700x325

Alguns Saraus e projetos como o “Cirandar” que leva oficinas na área de cultura popular aos bairros, as programações da Festa da Uva, Virada Cultural e Feira da Amizade (entre outros eventos e datas comemorativas) são um ponto positivo. O edital para a contratação de 20 oficinas de diversas áreas que terão início em 2014 também foi uma ótima conquista para a cidade, onde qualquer interessado teve oportunidade de enviar seu projeto.

Algumas ações da Secretaria de Cultura não agradaram muito a população, mas tudo isso porque faltou diálogo, coisas como a contratação de um fotógrafo sem licitação para fazer as fotos das exposições da Galeria Fernanda Perracini Millani no fim do ano, quando mais da metade das exposições já haviam sido desmontadas, ou o catálogo das exposições de 2013 que ainda não saiu, o gasto exorbitante para a decoração de natal (que não agradou a ninguém) também causou uma má impressão junto à população.DSC01068

Agora eu pergunto: Como não cometer mais erros assim?

É muito simples queridos diretores e Sr. Secretário de Cultura. Vamos ouvir mais aos artistas e à população, comecem dialogando com o Conselho Municipal de Cultura e com as Comissões de Cultura, afinal eles são a representação dos artistas da cidade, garanto que isso resolveria grande parte destes problemas e a imagem da Secretaria de Cultura estaria com uma imagem muito melhor.

Avatar
Últimos posts por Ede Galileu (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Uma resposta para “E a Cultura?”

  1. Avatar João Carlos De Luca disse:

    Bela avaliação Ede, estou contigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/e-a-cultura/