Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

E vem aí o ‘SUS Animal’

Publicada em 26/05/2009 às 17:31 | por Voto Consciente Jundiai

CÂMARA

26/5/2009

FABIANO MAIA PROTEÇÃO ANIMAL Leandro Palmarini, do Partido Verde

PROTEÇÃO ANIMAL Leandro Palmarini, do Partido Verde

O vereador Leandro Palmarini (PV) apresentará dados sobre animais abandonados hoje durante a sessão da Câmara. Os números serão usados para basear um projeto do executivo que prevê a criação do SUS Animal, o que ajudaria na implantação de ações voltadas ao controle populacional e proteção dos animais no município.

Entre os dados mais relevantes estão a quantidade de cães e gatos abandonados em Jundiaí: cerca de 5,5 mil animais estão nas ruas. Além disso, foi feito um mapeamento dos núcleos de submoradia da cidade com maior quantidade de animais abandonados. Os dois que mais registraram casos deste tipo foram Varjão e Santa Gertrudes.

De acordo com o vereador, os dados foram levantados nos últimos 30 dias. “Eu faço parte da Coordenadoria do Bem-Estar Animal da Prefeitura de Florianópolis e em abril eu, o prefeito Miguel Haddad e a secretária de saúde Tania Pupo estivemos em Florianópolis visitando as instalações do projeto. A intenção é trazer informações para desenvolver o projeto na cidade.”

Palmarini disse também que ações parecidas já são desenvolvidas em cidades como Rio de Janeiro, Sorocaba e Porto Alegre. “É preciso entender que um projeto que visa o controle populacional dos animais traz benfeitorias e economia para a saúde pública. O gasto com castração por exemplo pode ser abatido com gastos em saúde, já que menos animais nas ruas há menos doenças.”

O vereador informou ainda que a coordenadoria realiza em média 500 castrações gratuitas por mês. “A intenção é oferecer esse serviço em Jundiaí gratuitamente com subsídio do Poder Público.” Segundo ele, cada casal de cão abandonado na rua pode gerar, em sete anos, 67 mil animais. Já entre os gatos, um casal pode gerar 420 mil filhotes, no mesmo período. “Isso considerando que cada ninhada tem cinco filhotes. É claro que não é tudo isso que sobrevive, porque eles passam fome, são atropelados, ficam doentes. Mas não dá para fechar os olhos e deixar o número aumentar descontroladamente”, concluiu.

O estudo também apresentará estatísticas e números de animais que encontram-se nas margens do Sistema Anhanguera-Bandeirantes e a demanda de atendimentos recebidas pelo poder público. O vereador mostrará ainda um estudo de impacto orçamentário-financeiro para o desenvolvimentos das ações. A proposta do SUS Animal inclui, além de castrações, atendimento clínico, identificação e programa educativo sobre posse responsável de animais na rede escolar.

ALINE PAGNAN

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Uma resposta para “E vem aí o ‘SUS Animal’”

  1. Avatar Anonymous disse:

    PRECISAMOS DESSE PROJETO COM URGÊNCIA,NÃO SÓ AQUI MAS EM TODO O BRASIL,MUNDO…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/e-vem-ai-o-sus-animal/