Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Educação: Secretaria dá autonomia aos diretores

Publicada em 04/11/2009 às 08:03 | por Voto Consciente Jundiai

>PLANOS 2010

4/11/2009

ALEX M. CARMELLO Carbonari informou aos conselheiros que foco é ter o aluno em sala de aula, aprendendo mais.

Carbonari informou aos conselheiros que foco é ter o aluno em sala de aula, aprendendo mais.

Os diretores de escolas municipais de Jundiaí terão mais autonomia a partir do ano que vem. O objetivo da ação é descentralizar a gestão, para que se obtenha maior agilidade. Os diretores escolherão suas equipes de trabalho e terão uma verba para utilizar em suas prioridades. O anúncio dessa e outras novidades para a Educação em 2010 – e a explicação do que já foi feito no primeiro ano da administração – foram assuntos de uma reunião entre o secretário de Educação, Francisco Carbonari, e membros do Conselho Municipal de Educação, ontem, no auditório Elis Regina (Complexo Argos). “O diretor de escola escolherá sua equipe e terá autonomia. A Secretaria só vai cobrar os resultados. Isso tudo fará com que as coisas aconteçam mais rápidamente”, destacou Carbonari. “O diretor também terá ciência de como estará sendo distribuído o orçamento da pasta; e quanto custará para manter sua escola”.

Durante a reunião, o secretário destacou que, em 2009, foram elaboradas várias propostas para a Educação do município; e que algumas já foram iniciadas. No entanto, a implantação efetiva só será feita a partir do ano que vem. “Não será fácil implantar, não. Mas vamos trabalhar! O foco é o aluno em sala de aula e aprendendo mais”, explicou. Outras novidades para 2010 serão convênio com faculdades para participação de estagiários, que trabalharão como auxiliares em salas de aula de 1ª série do ensino, adoção de indicadores de qualidade para avaliar a evolução na aprendizagem e propor encaminhamento de alunos com dificuldade de aprendizagem a instituições, além de fazer acompanhamento da evolução deles. Será feita, também implantação de proposta pedagógica para creches. Também em 2010, três escolas funcionarão em período integral, por terem apresentado diversas carências, segundo estudos da secretaria. Se o novo método funcionar, poderá ser implantado em mais unidades.

Os números – Entre educação infantil e fundamental, há 29 mil alunos na rede jundiaiense. O total chega a cerca de 42 mil alunos se forem somados estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e de cursos de informática e idiomas. O orçamento para a Educação em 2009 foi de R$ 167 milhões. “65% do orçamento da Educação é gasto com pessoal. Por isso, se continuássemos construindo creches como vinha sendo feito nos outros anos, o gasto com pessoal chegaria a 75% e sobraria pouco para investimentos”, ressaltou Carbonari. “Por isso, antes de se construir uma escola é preciso pensar bem. Creche custa R$ 1 milhão por ano. Se você constrói, precisa mantê-la no mínimo por 30 anos, até que os professores se aposentem.” Carbonari também falou sobre a reorganização física das escolas. “Tínhamos 6 mil vagas ociosas em escolas”.

PATRÍCIA BAPTISTA
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/educacao-secretaria-da-autonomia-aos-diretores/