Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Eis ‘Zé Faz Tudo’ do São Camilo

Publicada em 04/10/2009 às 17:11 | por Voto Consciente Jundiai

>REDUTO ELEITORAL

4/10/2009

MATEUS VIEIRA Enquanto Zé Dias atende telefone, filha Eliane imprime currículo para morador

Enquanto Zé Dias atende telefone, filha Eliane imprime currículo para morador

Em um só endereço, os moradores podem dar início ao processo de emissão de documentos, solicitar a realização de obras de reparo ou manutenção em vias públicas, imprimir e encaminhar currículos e receber correspondências. Não se trata de uma unidade do Poupatempo ou outro serviço. Estas são algumas das ações realizadas no escritório político do vereador José Dias (PDT), que cumpre o seu quarto mandato na Câmara de Jundiaí. O escritório dele funciona em uma sala de aproximadamente 25 metros quadrados em sua própria residência, no Jardim São Camilo. Ele foi um dos primeiros habitantes do local e montou o escritório há 15 anos. Hoje, o atendimento é feito em um ponto que reúne uma das duas caixas de correio existentes no bairro, tem uma parada de ônibus na frente e dois telefones públicos.

“É um ponto de referência que a gente tem dentro do bairro desde o início de minha carreira política”, diz o vereador. “É um trabalho digno que faço para atender as pessoas e levar os problemas delas aos órgãos competentes”, afirma. De acordo com Zé Dias, cerca de 300 pessoas utilizam o endereço do escritório para receber correspondências. “Os carteiros não entram no bairro todo.”

No local, trabalham os seus três filhos – Clodoaldo, Reginaldo e Eliane. Ela, por sinal, é quem fica o tempo todo no escritório, das 8 às 12h e das 14 às 18h, período no qual recebe diariamente cerca de 50 pessoas. “O pessoal pede de tudo, desde material de construção, comida e roupa até dinheiro”, diz Eliane. De acordo com ela, a maior procura é para digitar e imprimir currículos. “Temos 500 armazenados no computador”, exemplifica.

Os dois filhos do vereador realizam trabalho externo, levando ofícios a repartições públicas e visitando moradores, entre outras atribuições. De acordo com o vereador, o custo mensal do escritório gira em torno de R$ 1,5 mil, referente às despesas com material de papelaria, informática, energia e telefone – uma linha própria para atender os moradores. Somente neste ano, foram elaborados cerca de mil ofícios a partir das solicitações feitas no escritório político do vereador.

“É o único lugar que imprime o currículo de graça”, conta Jeferson Pereira da Silva, 20 anos, que sempre morou no Jardim São Camilo. “Tinha uma viela sem iluminação perto de casa, falamos para o Zé Dias e, logo depois, colocaram luz no local”, diz o jovem. “Quando precisamos, ele deu areia para que a gente pudesse fazer uns reparos em casa”, diz Rogério Gomes Lourenço, 29 anos, morador do bairro.

Segundo o vereador, no mês passado, o escritório recebeu a visita de três funcionários de uma agência de empregos de Campinas. “Colocamos mesas e cadeiras porque eles vieram procurar gente para trabalhar como auxiliar de limpeza e ajudante geral em uma empresa que fabrica artigos para informática”, disse a filha do vereador. Ela afirma ainda que cerca de 40 pessoas foram contratadas na ocasião.

Em relação ao convívio com traficantes que atuam no bairro, Zé Dias é enfático. “Conheço todas as partes e todos me pedem ajuda. Trato todos da mesma maneira, mas não tenho nenhum vínculo com ninguém e também não sou interlocutor”, afirma o parlamentar. “Pelo que faço, poderia ser subprefeito dessa região”, brinca o vereador. Ele conta ainda que recebe moradores de outros bairros da região, como Ponte São João, Jardim Caçula e Jardim da Fonte.

O escritório serve como posto de coleta de agasalhos para instituições, que posteriormente são distribuídos para a população carente, e também é uma espécie de ponto de entregas de materiais de construção e outros itens itens.

ELTON FERNANDES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/eis-ze-faz-tudo-do-sao-camilo/