Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Eleição Do Novo Presidente É Teste Para Câmara Renovada

Publicada em 03/11/2012 às 09:43 | por Henrique Parra Parra Filho

Artigo escrito para o Portal Oa

A voz das urnas e as análises dos principais atores políticos da cidade reforçaram como principal desejo do eleitor jundiaiense a renovação. Foi essa palavra que marcou o segundo turno, nas duas candidaturas, que alargou a vitória de Pedro Bigardi e que marcou o diagnóstico de Luiz Fernando e de Miguel Haddad, nos jornais pós eleições.

Renovação que também apresenta seus efeitos nas eleições para vereador, como mostra a não reeleição de figuras tradicionais da política jundiaiense. Em seu lugar, o eleitor apostou em caras novas, mais ligados aos bairros e menos identificados com os partidos.

Sobre isso, o fato de dois dos três últimos presidentes da Câmara não terem se reelegido, reforça o argumento. Mas de que renovação estamos falando? Como interpretar este desejo?

Meu palpite seria de que três fatores construíram este forte sentimento:

  1. Renovação na gestão de investimentos nos bairros, muitos deles sentindo-se abandonados;
  2. Renovação da “elite política”, ou seja, dos atores políticos centrais em uma cidade que vive sob estigma de haver famílias e pessoas com um suposto poder de influência grande;
  3. Renovação em práticas que, cada vez mais, vêm sendo reprovadas no que diz respeito ao uso do bem público e dos recursos da administração, em uma cidade desconfiada dos negócios e interesses individuais de personagens da política local.

Cada uma dessas hipóteses mereceria maior estudo, mas temos alguns indicadores.

No primeiro, o forte discurso de propostas para os bairros dos principais candidatos a Prefeito e a eleição de vereadores com o perfil de “lideranças de bairros”.

No segundo, a derrota de vários dos principais atores identificados com o atual grupo no poder, bem como a queda na votação dos que conservaram seus mandatos.

No último ponto, uma rejeição razoável da avaliação pessoal do atual Prefeito. Como disse, indicadores preliminares de um palpite.

Mas então, se a mesma ideia-força de uma profunda e verdadeira renovação ética, participativa e de gestão motivaram os votos tanto para prefeito, quanto para vereador, não há outro caminho possível: os 20 governantes eleitos de Jundiaí têm, igualmente, a responsabilidade de renovar as práticas políticas.

E, neste exato momento, qual a principal agenda que simboliza o primeiro grande teste para essa renovação? A eleição do próximo Presidente da Câmara.

As articulações já começaram, antes mesmo do pleito deste domingo. Está aí uma Casa, posso atestar pessoalmente, pouco permeável a propostas de renovação. Vale dizer que há seis anos apresentamos inúmeras propostas de melhoria e pedidos dos mais simples, como obter as Atas Públicas ou como cada vereador votou ser publicado no site. Nenhuma delas foi realizada.

A articulação em torno da escolha do próximo Presidente da Câmara é o primeiro teste para os vinte governantes que receberam a tarefa de renovar a cidade.

Avatar

Leia mais sobre Outros

2 respostas para “Eleição Do Novo Presidente É Teste Para Câmara Renovada”

  1. Avatar Milena disse:

    Henrique Parra Parra Filho, continue firme no seu trabalho. Se gosta de atuar com vereadores, deve conhecer o ex vereador de Jundiaí, do PT, Sr. Antonio Galdino, muito atuante, um dos nomes mais importantes do PT local.Caso não conheça, busque saber a respeito.

    • Milena, mais uma vez, obrigado pelo carinho! Continuaremos com este importante trabalho de valorizar, acompanhar e cobrar o Legislativo jundiaiense! Temos construído avanços importantes, como a mudança do horário das Audiências Públicas para o período noturno, o fim do voto secreto, a aprovação do Código de Ética da Câmara, o uso da Comissão de Participação Legislativa, a análise da produção legislativa, a análise da transprência do site da Câmara, a publicação das atas, enfim!

      Sobre Galdino, o conheço desde pequeninho, pela amizade que meu pai tem como ele! Realmente é uma pessoa admirável e o que fez enquanto figura pública, militante e construtor da Associação dos Aposentados e da agenda previdenciária no Brasil é de orgulhar Jundiaí!

      abraços do henrique

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/eleicao-do-novo-presidente-e-teste-para-camara-renovada/