Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Eleição e política: palestras do Voto reúnem cerca de cinco mil pessoas

Publicada em 01/11/2018 às 12:52 | por Comunicação Voto Jundiaí

Passado o turbilhão da eleição mais atípica dos últimos tempos no Brasil, dominada pelas ferramentas online, aplicativos e redes sociais, o Movimento Voto Consciente Jundiaí faz um balanço das atividades desenvolvidas este ano na área de Educação para a Cidadania. As palestras sobre política e eleição, realizadas de maio a setembro em 36 locais, reuniram diretamente cerca de cinco mil cidadãos jundiaienses e do Aglomerado Urbano. Convidado para ministrar os encontros, o Voto atendeu ao chamado de escolas, agremiações, grupos da sociedade civil , organizações religiosas, empresas privadas e outras sem fins lucrativos.

Apesar do número expressivo de palestras, em que foram promovidos diálogos e debates sobre a importância de uma escolha consciente com destaque para os candidatos da região de Jundiaí, essa não foi a resposta do eleitor local que – como ocorreu na grande maioria dos Estados do Brasil – preferiu desta vez apostar no chamado “efeito Bolsonaro” e seu PSL elegendo, entre outros de fora, com larga margem de votos, Janaína Paschoal deputada estadual e Eduardo Bolsonaro deputado federal. Para surpresa geral o único eleito pelas urnas de Jundiaí foi o administrador de empresas Alexandre Pereira (Solidariedade) para deputado estadual, nascido em Caieiras e morador há vinte anos no Município. Mas com domicílio eleitoral fixado na cidade só a partir de 2014.

Reação

Para a voluntária de referência para a área de Educação, Bruna Quirino, o trabalho desenvolvido pelo Voto junto ao universo de eleitores que assistiu e participou das palestras valeu como informação para esse e para os próximos pleitos. Ela classifica como “muito positivo” o contato, principalmente quando o assunto enfocava os sistemas majoritário e proporcional e votos válidos, brancos e nulos. “Era interessante ver a reação das pessoas, que diziam finalmente, naquele momento, ter entendido como funciona”, afirma Bruna, ao lembrar que os vídeos utilizados nas palestras são os mesmos divulgados pela Justiça Eleitoral.

Das atividades abertas ao público, quatro delas foram realizadas no Coletivo Vila Verde, na ONG Sol da Cidadania e em duas igrejas, uma católica e outra batista. A convite, três empresas receberam os voluntários em encontros: Astra, Intertank e Zuca Toys. As palestras envolveram também 13 escolas, uma loja maçônica – onde o Voto recebeu placa de reconhecimento pelo trabalho.

Foi feita também palestra online com acesso à página da maçonaria para todo o Brasil. “Nossa agenda lotou”, explica Bruna. Como a dinâmica do Voto não se baseia na política partidária, ela diz que as pessoas demonstram confiar cada vez mais nesse trabalho. Os eleitores, na opinião de Bruna, querem sim entender de política para votar certo. “A educação é o início, a participação é o caminho”, finaliza.

Texto: Cláudia Muller (jornalista e voluntária do Voto Consciente)

Comunicação Voto Jundiaí

Leia mais sobre Educação para Cidadania

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/eleicao-e-politica-palestras-do-voto-reunem-cerca-de-cinco-mil-pessoas/