Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Eles fazem a diferença na Prefeitura

Publicada em 08/11/2009 às 22:07 | por Voto Consciente Jundiai

8/11/2009

Organizar a agenda, atender a população, dinamizar o trabalho. Quem sonha em ser o braço direito de um prefeito tem de acrescentar a esta lista de tarefas, ainda, a inexistência de rotina e o horário ampliado de serviço. Com estilos diferentes, mas dedicação semelhante aos ‘patrões’, Juca Chaves Rodrigues, Saulo Ivon Silveira e José de Almeida Costa são os homens de confiança, respectivamente, do prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB); de Campo Limpo Paulista, Armando Hashimoto (PSDB); e de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira (PT).

Para chegar aos chefes do Executivo, uma parada na sala destes três homens é essencial. Atuando na Prefeitura desde 2005, quando assumiu os cargos de secretário de Saúde e vice-prefeito de Ary Fossen, Juca Chaves Rodrigues foi convidado este ano para ser o secretário da Casa Civil do Executivo jundiaiense. “Estou vivendo o melhor momento da minha carreira política”, avalia Juca, que também já foi vereador.

Na sala do secretário, localizada no mesmo andar do gabinete de Miguel Haddad, amontoam-se os processos que envolvem a Prefeitura. Todos passam pelo crivo de Juca antes de chegar ao prefeito – alguns já são despachados ali mesmo. À função, somam-se as outras responsabilidades do secretário, que coordena as ações da Junta Militar, Guarda Municipal, conselhos, Fundo Social de Solidariedade, Poupatempo e núcleo de práticas jurídicas, entre outras.

Para dar conta do trabalho, Juca chega ao Paço por volta de 8h30. Não sai antes das 21 horas e, mesmo aos finais de semana, às vezes está na sede do Executivo com o prefeito. “Somos amigos pessoais e temos um relacionamento muito dinâmico. Tento absorver o máximo dos processos para desafogar o prefeito. Procuro não levar problemas para ele, mas soluções.” Juca costuma atender a população e ainda ajuda em cerimônias e eventos enquanto o prefeito não chega.

Coordenador – Em Campo Limpo Paulista, cada passo de Hashimoto é seguido pelo chefe de gabinete, Saulo Ivon Silveira. Com experiência na política, Saulo coordenou a primeira campanha para o Executivo do tucano. Hoje, ele assessora politicamente o prefeito, além de atender os cidadãos e fazer a ponte entre Prefeitura e Legislativo. “Eu e o Armando temos um contato diário. Sou como uma ‘parede’ até ele”, afirma. Os problemas não resolvidos pelas secretarias caem direto nas mãos de Saulo. E, então, o chefe de gabinete recorre à diplomacia para resolver as questões. Saulo adora o trabalho. “É preciso gostar porque você vive política o dia todo.”

Inseparável – Já para falar com o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Tadeu Pereira, é necessário antes pronunciar um nome mágico: Zeca, ou melhor, José de Almeida Costa. O assessor do prefeito petista já o acompanhava antes mesmo de chegar ao Executivo. “Nos conhecemos desde 1990, dentro do PT”, recorda. Hoje, Zeca faz a assessoria pessoal e política de Eduardo e também passa o dia organizando os compromissos e priorizando o que é mais importante. “O Eduardo gosta de estar perto do povo e marca 10, 12 compromissos por dia. Tenho de conciliá-los.”

Zeca chega à Prefeitura às 7h30 e aparece antes de Eduardo nos eventos. Ele ainda faz o papel de mestre de cerimônia. O assessor também ajuda no atendimento à população. “A orientação do Eduardo é para sempre darmos retorno, mesmo que seja negativo. Ninguém sai daqui sem resposta.” Para tornar o trabalho impecável, Zeca aproveita a formação como psicólogo. E não falha. “O prefeito não pode se preocupar.”

ROBERTA BORGES

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/eles-fazem-a-diferenca-na-prefeitura/