“Rios e Ruas” resgata Córrego do Mato de curvas e índios
Na edição de Maio do Bicicletada Jundiaí – coletivo jundiaiense que defende o uso da bicicleta como meio de transporte urbano – realizada no dia 28 de maio, teve novidade com a temática “Rios e Ruas”. Por este motivo, após a concentração em baixo do viaduto da Avenida Jundiaí, os bikeiros se dirigiram para a Rua São Jorge, numa residência em cujo quintal há uma das nascentes do Córrego do Mato.
Ali houve um encontro de gerações e os participantes tiveram uma aula de como era a Jundiaí antiga, pelas histórias de Virgílio Torricelli, que, desde 1920 conhece com detalhes, muitos acontecimentos, reminiscências e causos, que afloraram curiosidades e deixaram um gostinho de quero mais. Histórias dos peixes, curvas largas do rio e causos como de um Índio que evitava chuveiros e só tomava banho no córrego divertiram os mais jovens.
Foi um olhar muito bacana esta interação, pois ao mesmo tempo em que jovens e adultos se mobilizam para melhorar as condições do uso da bicicleta e qualidade de vida, vai surgindo possibilidades de conhecer um pouco mais da história de Jundiaí.
Após este papo foi realizada a pedalada até o encontro do Córrego do Mato com o Rio Jundiaí. Mas o coletivo Bicicletada continua inovando: além do ótimo papo com seu Virgílio, nesta edição teve início um trabalho dos bikes-reporteres, que com sua camêras vão registrando vários momentos da pedalada, e ouvindo opiniões dos participantes e de outras pessoas durante o percurso de rua, que serão apresentadas no programa Cenário da TV Rede Paulista.
Você tem uma bike e quer fazer parte do coletivo? É so comparecer no último sábado do mês, embaixo do viaduto da Avenida Jundiaí e seguir os bikeiros. Seja bem vindo!!
Deixe uma resposta