Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Em greve no Jornal da Cidade, em Jundiaí, jornalistas fazem Carta Aberta à cidade

Publicada em 14/09/2009 às 14:23 | por Voto Consciente Jundiai

Os jornalistas do Jornal da Cidade, em Jundiaí, enviaram nesta terça-feira (12/5) uma Carta Aberta à Câmara Municipal, entidades e à sociedade. Eles não tiveram os salários do mês passado depositados, nem os dois vales-compras do Supermercado Boa, no valor de R$ 107,00 cada, em descumprimento de acordo feito com o Sindicato. A paralisação começou sexta-feira (8/5), às 16h. O jornal está sendo feito por cinco dos 16 jornalistas e o Sindicato ajuizou dissídio de greve no TRT de Campinas.

Carta Aberta aos jundiaienses

Os jornalistas que fazem o Jornal da Cidade, em Jundiaí, estão em greve porque não foram pagos os salários do mês passado. Sem contar que há quatro meses os trabalhadores não recebem as cestas básicas, conforme estabelece o acordo com o Sindicato. Quando saem em férias, os jornalistas também não recebem os salários. A editora não deposita o FGTS e, como se não bastasse, as condições para o trabalho diário são as piores possíveis.
Por isso, comunicamos aos cidadãos que, devido a este descalabro, os jornalistas foram obrigados a apelar para o recurso da greve, única forma encontrada para garantir os nossos direitos trabalhistas.
A situação é caótica, mas em momento algum os jornalistas faltaram com o dever de garantir informações adequadas à população de Jundiaí. Nos empenhamos para mostrar nosso trabalho com profissionalismo, mas em condições tão ruins não podemos garantir um resultado de qualidade. O jornal continua sendo feito – de forma precária – por poucos profissionais que fugiram ao compromisso de paralisação assumido junto aos seus colegas.
Contamos com a compreensão e a solidariedade do povo de Jundiaí e garantimos que imediatamente depois de as irregularidades serem sanadas o Jornal da Cidade voltará a ser o veículo de comunicação que desejamos e uma fonte séria de informação para o cidadão.

Jornalistas do Jornal da Cidade

Fonte: Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo