Em Louveira, não existe voto secreto
>EXEMPLO
21/10/2009
Na Câmara de Vereadores de Louveira, o voto dos parlamentares em caso de veto a projetos de lei é aberto. De acordo com o departamento jurídico do Legislativo daquela cidade, uma emenda à Lei Orgânica, aprovada em 2007, determinou que, a partir de então, todas as votações seriam em voto aberto, com exceção dos títulos honoríficos. O mesmo ocorre na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Um advogado ouvido pelo JJ Regional afirmou que, se a Câmara de Jundiaí for alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), caso a proposta seja aprovada, todos os demais Legislativos que seguem essa regra terão de ser penalizados, também.
Uma das explicações do jurídico da Câmara de Jundiaí, segundo os vereadores, é de que como há uma legislação federal sobre o assunto, não é possível haver alterações em âmbito municipal. “Na Câmara Federal, o voto para presidente é secreto, enquanto aqui é aberto. Ou seja, a simetria nestas situações não vale”, contestou o petista Durval Orlato.
fonte: JJ
Deixe uma resposta