Em “sessão de vetos”, Voto reafirma seu papel cidadão
Por conta do feriado de Carnaval, a sessão desta semana foi realizada nessa quinta-feira, dia 19 de fevereiro. E numa sessão que prometia ser morna – com votação de 3 vetos, 1 moção e um projeto de lei -, o Voto Consciente Jundiaí levantou uma questão importante na Tribuna Livre: e as constantes suspensões, senhores vereadores?
- Sessão acompanhada pela Thuany Figueiredo.
- Início às 18h06, com a votação de 3 vetos, 1 moção e um projeto de lei que, por fim, foi adiado.
Tribuna Livre
Nesse espaço reservado a todo cidadão que queria se manifestar sobre questões pertinentes à cidade, o Voto fez sua parte e, com a fala de Thuany Figueiredo, levantou a importante questão das longas e não justificadas pausas durante as sessões. Acompanhe um trecho:
O Grupo de Sessões do Voto Consciente fez uma amostra no ano passado que constatou que 27% do tempo das sessões foi utilizado para as suspensões. Mais do que a importância do tempo contabilizado, constatamos que as longas pausas, muitas vezes não justificadas, têm uma relação direta com a perda de público. E é exatamente isso que nos preocupa, pois há uma desmobilização no acompanhamento.”
Acompanhe a fala no vídeo da sessão no site da Tv Câmara Jundiaí (a partir do 19º minuto) e a transcrição no post “Voto Consciente pede o fim das suspensões nas sessões da Câmara”.
As votações
Os 3 vetos que estavam em discussão, referentes à criação de programa de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de oncologia (do vereador Dirlei); da instituição de um banco de óculos e campanhas relacionadas (do vereador Antonio Pacheco) e o que veda cobrança de estacionamento em centros comerciais e shopping-centers, em condições específicas (do vereador Roberto Conde) foram mantidas.
Sobre a votação do PL 11.680/2014, do vereador Paulo Malerba, que prevê publicidade de parecer favorável à poda ou corte de árvore foi adiado para o dia 10 de março
A moção aprovada sob regime de urgência é referente a apelo para a apuração da Receita Federal e outros órgãos públicos responsáveis, das contas de brasileiros e empresas brasileiras no Banco HSBC da Suíça.
E falando em suspensões…
Nessa sessão houve uma suspensão prevista de 15 minutos, mas que durou apenas 7. Foi anunciada às 18h30, e portanto terminou às 18h37 sob o pretexto de uma reunião com as lideranças no salão nobre.
Próxima semana…
Na 91ª sessão ordinária dessa legislatura, teremos em discussão 8 itens: 4 projetos de lei, e 4 moções. E esperamos, sobretudo, que com o posicionamento do Voto Consciente na sessão desta quinta-feira, uma discussão mais aprofundada ocorra, e que principalmente hábitos que dificultem a cidadania, como são as longas suspensões, caiam por terra.
Deixe uma resposta