Emendas definirão data para eleição
25/5/2009

Nei Lumes – “Houve um consenso e os vereadores resolveram assinar a emenda”, afirma o presidente
A polêmica na Câmara de Várzea Paulista, relacionada ao projeto que antecipa a eleição do novo presidente do Legislativo daquela cidade, de 18 de dezembro de 2010 para junho deste ano, depende agora da aprovação de emendas à proposta sobre o pleito interno para chegar ao fim.
Três emendas ao projeto de resolução, para antecipar a definição da nova Mesa Diretora (incluindo presidente, vice e secretários) e das Comissões Permanentes, já foram protocoladas na Câmara. Uma delas, proposta pelo grupo do presidente da Casa, Claudinei de Lima Lumes (PT), contrário à proposta, prevê que o pleito interno ocorra no período entre 18 julho de 2010 e 18 de dezembro do mesmo ano. Segundo Nei Lumes, oito vereadores – incluindo três do grupo dos seis parlamentares responsáveis pela idéia de antecipar a eleição – já assinaram a emenda, na sexta-feira.
“Houve um consenso e os vereadores conversaram e resolveram assinar a emenda. Com isso, não teríamos a eleição para o novo presidente neste ano. Foi tentado explicar que para a Casa de Leis toda essa polêmica não seria interessante. Perguntamos qual a necessidade de desgastar a imagem da Câmara com essa eleição? Enfim, acredito que agora volta a paz entre os vereadores”, afirmou Nei Lumes, ontem à tarde.
O presidente da Câmara disse que está muito confiante na aprovação dessa emenda, que precisa de seis votos.
No entanto, o vereador Silas Zafani (PTB), que integra o ´grupo dos seis´, informou, ontem à tarde, que ainda não há um consenso. Ele confirmou que assinou a emenda, mas garante que nenhuma situação já está definida. “Estamos no prazo para a apresentação das emendas. Estávamos na sexta-feira conversando com os dois grupos. Já eram quatro da tarde e assinei a emenda, pois houve a conversa para antecipar para julho de 2010. Meu objetivo é antecipar de dezembro para uma data mais recente”, afirmou o petebista.
O projeto de resolução prevê que a eleição ocorra ainda em junho deste ano.
Porém, de acordo com Silas, devido aos entraves registrados, fica difícil aprovar a proposta em poucos dias. Dessa forma, a apresentação de emendas é a solução para definir uma nova data e dar fim à polêmica na Casa de Leis.
Oposição ao grupo do atual presidente do Legislativo, o vereador Mauro Aparecido da Silva (PV), no final da tarde de sexta-feira, apresentou sozinho duas emendas ao projeto. Uma delas é semelhante à protocolada por Nei Lumes, em que a data a ser definida será a partir de julho de 2010. A segunda, de acordo com o próprio parlamentar, estabelece a eleição da nova Mesa Diretora já para o dia 7 de outubro deste ano.
“Desconheço que haja um acordo ainda. Assinar a emenda é uma coisa, aprová-la é outra. Protocolei as duas emendas para definirmos qual será a melhor. Vamos ter ainda hoje (ontem) uma reunião com o grupo dos seis, que continua unido”, afirmou.
Silas Zafani disse ontem, à reportagem do JJ Regional, que tomou conhecimento das emendas de Mauro e que ainda muita discussão vai ocorrer. “Só não entendo por que ele (Nei Lumes) disse que já há um consenso. Podemos apresentar subemendas à emenda. Acredito que toda essa discussão dure ainda mais uns 30 dias”, afirmou Silas.
Além do petebista, o ´grupo dos seis´ é formado por Mauro Aparecido (PV), João Victor de Souza Sobrinho, o Bé (PTdoB), Ivan Sada (PPS), Silso das Neves (PRB) e J. Ramiro (PR). Segundo o presidente Nei Lumes, apenas J. Ramiro, Bé e Mauro não assinaram a emenda, que já tem adesões de oito parlamentares.
Polêmica – O ´grupo dos seis vereadores´ recorreu à justiça e conseguiu liminar, em 14 de maio, obrigando Nei Lumes a colocar o projeto de resolução para tramitação na Câmara de Várzea. A proposta entrou para leitura na Casa de Leis no dia 19 de maio. Para a situação, a proposta visa enfraquecer o atual presidente da Casa e, consequentemente, o prefeito Eduardo, ambos do PT. Para a oposição, antecipar a eleição vai ajudar na “manutenção da estabilidade política da Câmara”.
DANIELE RUIZ
fonte: JJ
Deixe uma resposta