Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Fase de propostas do 3º Cidadonos está terminando, mas ainda dá tempo de participar

Publicada em 03/06/2015 às 12:32 | por Voto Consciente Jundiai
Publicado originalmente na Revista Apê Zero1: https://www.apezero1.com.br/fase-de-propostas-do-3o-cidadonos-esta-terminando-mas-ainda-da-tempo-de-participar/

1924-Voto-Consciente-Lançamento-Cidadonos_twitter-fundo

A atual fase do 3º Concurso Cidadonos termina no próximo dia 7 (domingo), por isso, ainda há tempo de participar. Nestes últimos dias, os cidadãos podem elaborar propostas de melhorias que almejam para a cidade ou apoiar as ideias nas quais acreditam. Para isso, basta entrar no site www.cidadonos.org.br

Para incentivar os munícipes a pensarem politicamente, os voluntários do movimento Voto Consciente realizaram diversas oficinas com 585 pessoas em 13 lugares de Jundiaí, como Centro de Referência de Assistência Social do São Camilo; com agentes de desenvolvimento local integrantes da Rede Social Jundiaí, no Senac; e alunos da Escola Estadual Paulo Mendes e da Divina Providência. A faixa etária média dos participantes foi de adolescentes com 15 a 17 anos, estudantes do Ensino Médio.

De acordo com o voluntário do Voto Consciente, Henrique Parra Parra Filho, mais do que trabalhar com conceitos, nas oficinas foram abordadas situações cotidianas para permitir que os jovens pensassem em soluções e desenvolvessem habilidades. “O Cidadonos é uma das ferramentas, mas procuramos ajudá-los a ir além e pensar em como conseguir colocar em prática algo em que acreditam, a pensar e agir politicamente em todos os momentos”, comenta.

Os voluntários do movimento tiveram o apoio dos professores ou de integrantes das outras organizações, que continuaram a desenvolver atividades e discussões depois das oficinas. “Como tínhamos ajuda de uma pessoa diferente em cada lugar, nenhuma oficina foi igual”, afirma. “Procuramos entender as dúvidas e anseios dos jovens e adaptamos as discussões e possíveis soluções às demandas deles.”

Henrique conta que percebeu grande interesse por parte dos participantes das oficinas, pois muitos tiveram a experiência de serem ouvidos como cidadãos pela primeira vez. “Várias pessoas que participaram acabaram fazendo propostas para o Cidadonos e receberam um retorno dos organizadores do concurso que os ajudaram a entender melhor suas ideias e como complementá-las para atingir o maior número possível de pessoas.”

Os locais que receberam a visita do Voto Consciente foram: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São Camilo, Rede de Proteção Integral da Criança e do Adolescente (Redeca) de Jundiaí, Rede Social Jundiaí (formada por agentes de desenvolvimento local), Cáritas Diocesana de Jundiaí do Jardim Novo Horizonte, evento Estação Juventude (promovida pela Coordenadoria da Juventude), escolas estaduais Alessandra Pezzato (Residencial Jundiaí), Diógenes Duarte Paes (Gramadão), Paulo Mendes (Vila Arens) e ETEC Vasco Antônio Venchiarutti, além das particulares Paulo Freire, Leonardo da Vinci, Ser e Divina Providência.

Balanço – Até o último levantamento, realizado no dia 27 de maio, havia 155 propostas inscritas – dentre as quais, cinco foram feitas por vereadores e oito por entidades – e 301 participantes.

Próxima etapa – A seguinte fase, chamada de Aplauso, ocorrerá entre os dias 8 e 28 de junho. Segundo Henrique, ela é uma das mais importantes, pois reforça o conceito de que não basta ter uma boa ideia, é necessário obter apoio para tentar colocá-la em prática. “Todos os proponentes devem tentar obter apoio oficial [diretamente no site] para sua proposta, para que ela tenha chance de ser uma das 12 escolhidas. No entanto, faremos um trabalho nas escolas que já visitamos para ajudar os alunos neste momento”, ressalta.

Os voluntários do Voto Consciente voltarão às escolas para orientar os alunos a elegerem prioridades, já que as oficinas geraram em algumas instituições de ensino cerca de 40 propostas. “Numa democracia é necessário pensar no bem comum; muitas vezes, precisamos deixar de pensar apenas no bem próprio e tentar chegar a um consenso”, explica.

Com base nisso, voluntários e professores ajudarão os estudantes a verificarem quais ideias podem ser trabalhadas em conjunto até chegarem a uma convergência, com a contribuição de todos. Depois, os jovens proponentes deverão divulgar suas propostas nas redes sociais, escolas, vizinhança e família, distribuir folhetos e reunir pessoas para discutir suas ideias.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/fase-de-propostas-do-3o-cidadonos-esta-terminando-mas-ainda-da-tempo-de-participar/