Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Fiação abandonada nos postes: Câmara derruba veto; Cidadonos sugere solução

Publicada em 24/10/2015 às 16:22 | por Claudia Muller
fiação

Fiação abandonada.

Os fios e cabos elétricos energia, telefone, TV a cabo e tudo o mais pendurados e emaranhados nos postes da cidade foram alvo de discussão nas últimas sessões da Câmara Municipal de Jundiaí. A ponto de a maioria absoluta dos vereadores aprovarem projeto de lei de autoria de Gustavo Martinelli (PSDB), que exige a retirada, pelas prestadoras de serviço, do material por elas instalados quando excedentes ou sem uso.
Enquanto isso as pessoas continuam a correr riscos, nas ruas, de tropeçar, cortar-se ou tomar um choque. Além dos munícipes, até os orelhões têm sido vítimas, já que são usados como verdadeiros “carretéis” dos fios. Sem contar que os cabos desfiguram a paisagem urbana, contribuindo com a poluição visual.

Para aprovar o projeto de Martinelli, porém, os vereadores foram obrigados a derrubar veto do Executivo, que alegou caber à União, através da Anatel e da Aneel, e não ao Município, a fiscalização do serviço prestado pelas concessionárias. Em publicações recentes a Federação Nacional dos Engenheiros afirmou que a concessionária recebe remuneração pela fiação instalada, e que falta fiscalização da própria distribuidora no que se refere a posicionamento de fios e cabos sem o rigor do respeito às normas técnicas. Os engenheiros sugerem, portanto, que as Prefeituras tenham, sim, uma legislação que obrigue as concessionárias a pedir para as empresas que acabem com a “farra dos postes” Lei assim já existe em quatro cidades do sul do País: Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela e Novo Hamburgo.

Enquanto a discussão permanece no nível Executivo/Legislativo, sem que se vislumbre uma solução mais concreta pelo menos a médio prazo, por que não lembrar da recente contribuição dada por um morador de Jundiaí através do Concurso Cidadonos, realizado pelo Movimento Votos Consciente de Jundiaí? O estudante Felipe Cereser foi um dos premiados em agosto pelo concurso, criado para melhorar Jundiaí e estimular a participação cidadã, com a proposta da criação de rede de fiação elétrica subterrânea. Segundo ele, o projeto prevê a instação de galerias para que a fiação seja enterrada.

“A fiação subterrânea só traz benefícios para a cidade”, afirmou Cereser. Primeiro porque, de imediato, já protege a população dos riscos previstos, incluindo incêndios. Ele pesquisou e descobriu que, em 2014, só o Corpo de Bombeiros de São Paulo registrou a queda de 351 fios energizados, praticamente um por dia. Isso causou graves acidentes, como a morte de duas pessoas no bairro do Tatuapé. Cereser explica que Jundiaí também registrou um óbito quando um trabalhador que pintava a fachada de um prédio da rua Barão do Triunfo esbarrou na fiação.

Outra vantagem apontada pelo estudante: o material fica protegido dos fenômenos meteorológicos, contribuindo com o corte dos gastos previstos para a manutenção da rede elétrica. É bom lembrar também, segundo pesquisas, que 90% das quedas de energia são causadas por danos aos cabos, seja pela altura dos veículos, por colisões, furto ou chuva torrencial. Cereser diz ainda que a fiação elétrica aérea, que é cultural, fica próxima ou junto a árvores, cujos galhos acabam sendo cortados. “Essa prática,muitas vezes, acaba impedindo as árvores de crescer”, declara.

Custo

Em seu projeto o estudante admite, por outro lado, que o único problema é o alto custo. Estima-se, na sua previsão, que cada quilômetro de fiação e cabos enterrados custe em torno de R$ 2 milhões. “Mas vale lembrar que o custo com a manutenção do material dimini consideravelmente após a instalação subterrânea. Ou seja, reverte-se em economia a médio e longo prazo”. As ruas estreitas do Centro de Jundiaí teriam um ganho significatico, diz Cereser. Vias da cidade que já poderiam enterrar, no bom sentido, a fiação: Fernando Arens, São João, Samuel Martins, Zacaria de Góes e Engenheiro Monlevade.


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/fiacao-abandonada-nos-postes-camara-derruba-veto-cidadonos-sugere-solucao/