Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Fiscalize políticos pela internet

Publicada em 11/10/2009 às 15:23 | por Voto Consciente Jundiai

>PARTICIPAÇÃO

11/10/2009

MATEUS VIEIRA Interesse -

Interesse – “Não podemos ficar só reclamando. Temos que agir para mudar algo”, afirma Natalia

Fiscalizar o trabalho dos agentes políticos é muito mais simples e fácil do que muitos imaginam. E isso pode ser feito sem sair de casa, graças à internet. Quem gosta de política – ou pelo menos tem a opinião de que é importante acompanhar o tema – tem uma grande variedade de opções de sites que reúnem as mais diversas informações sobre políticos e órgãos públicos em todas as esferas.

“A tecnologia tem nos ajudado e muito e deve ser aproveitada o máximo possível de modo que a população possa exercer papel previsto na Constituição”, afirma Carmen Cecília de Souza Amaral, integrante da coordenação do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) no Estado de São Paulo.

A ONG tem sede em Brasília e possui diversos comitês estaduais, tendo como principal bandeira a defesa pela aprovação de projeto de lei que proíbe participação de candidatos a cargos eletivos que respondem a processos judiciais.

A estudante Natalia Godoy de Souza, 18 anos, costuma acompanhar sites como o do MCCE e Às Claras, além do trabalho do Voto Consciente em Jundiaí. “Acho que esses sites e ONGs ajudam a melhorar a situação da política”, diz a jovem. “Chegou uma hora que a gente não pode ficar só reclamando. Temos que agir para mudar algo”, complementa.

Um dos trabalhos mais conhecidos é o Transparência Brasil (www.transparencia.org.br). No link Excelências, dentro do site, é possível obter informações aprofundadas sobre os 2,3 mil integrantes de toda as principais Casas Legislativas brasileiras (processos na Justiça, doações eleitorais e prestações de contas, entre outros dados).

Outra seção do site, chamada ´Deu no Jornal´, reúne várias notícias sobre corrupção publicadas em jornais e revistas de todo o país. O site traz ainda o link Às Claras, com informações sobre os doadores de campanhas eleitorais.

O site Contas Abertas (www.contasabertas.com.br) surgiu com o objetivo de tornar disponíveis para a sociedade as execuções orçamentárias, financeiras e contábeis da União, dos Estados e dos Municípios. Nas páginas do site, é possível acompanhar o andamento da aplicação de verbas pela União e Estados.

Bens dos políticos – Quer ter acesso à declaração de bens do vereador ou prefeito de sua cidade? Basta acessar o site www.politicosbrasileiros.com.br, que traz tais informações de maneira bem simples e fácil de ser acessada. Lembrando que tais dados também podem ser obtidos no site do Tribunal Regional Eleitoral (www.tre-sp.gov.br), no link “Eleições Anteriores”.

No Políticos Brasileiros também há informações sobre pendências judiciais de agentes políticos que cumprem mandato, além de um histórico bem abrangente sobre os casos mais notórios de corrupção política ocorridos no país – com citação dos nomes dos envolvidos.

Outra ONG que tem atuação representativa no meio político chama-se Movimento Voto Consciente, criado em São Paulo em 1987 e que conta atualmente com 12 núcleos em cidades de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro – inclusive em Jundiaí. O objetivo da ONG é acompanhar, fiscalizar e propor mudanças no trabalho dos vereadores e das Câmaras Municipais. Em Jundiaí, a Voto Consciente iniciou as atividades há três anos e conta atualmente com cinco voluntários fixos que acompanham as sessões.

Apoio – No caminho para conseguirem atingir os seus objetivos, as ONGs conseguem agregar apoios importantes. O Comitê Nacional do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), por exemplo, é composto por representantes de 43 entidades, entre elas o Instituto Ethos de Rsponsabilidade Social, Conselho Nacional de Saúde, Ordem dos Advogados do Brasil, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e Associação Brasileira de Magistrados, Procuradores e Promotores Eleitorais.

ELTON FERNANDES

Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/fiscalize-politicos-pela-internet/