Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Formação de assessores é maior que dos vereadores

Publicada em 17/03/2009 às 11:27 | por Voto Consciente Jundiai

Terça-feira, 17 de março de 2009 00:13
Dos 48 nomeados, 60,4% têm nível superior contra 56,2% dos parlamentares

Gustavo Beraldi

Uma visita rápida aos gabinetes dos 16 vereadores é suficiente para perceber a variedade de perfis dos assessores parlamentares.

Do total de 48 assessores nomeados – três por cada vereador –, 60,4% (29) têm nível superior, 66,6% (32) já possuíam experiência na função e 75% são nascidos em Jundiaí.

A média no índice de escolaridade dos assessores supera a dos parlamentares. Dos 16 legisladores, nove possuem nível universitário, ou seja, 56,2%.

A lei eleitoral não exige como pré-requisito diploma para candidatos.


Verba extra
Já para os assessores, embora a lei exija que apenas o chefe de gabinete possua ensino superior completo, o número 29 é 80% acima do esperado, já que somente 16 funcionários seriam obrigados a ter cursado uma faculdade para estar ali.

A explicação vem do fato de muitos almejarem a nomeação para o posto maior, cuja remuneração ganharia um acréscimo de 40% (é a gratificação quando se tem um diploma).

Cada cargo comissionado nomeado em nível 4 recebe R$ 2.043. Já o chefe de gabinete ganha R$ 4.368, incluída a gratificação.

Quanto à experiência anterior na função, o número só não é maior devido a renovação no quadro de vereadores (nove no total), ocorrida na última eleição.

E os 25% dos assessores não nascidos em Jundiaí são unânimes em afirmar que, apesar da naturalidade não ser jundiaiense, se consideram da cidade, pois estão há muito tempo aqui.


fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/formacao-de-assessores-e-maior-que-dos-vereadores/