Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Garotos brilham na Assembleia

Publicada em 08/11/2009 às 21:31 | por Voto Consciente Jundiai

> FUTURO
7/11/2009

Com discurso de político experiente, 94 jovens de todo o Estado viveram a experiência, ontem, de ser deputado estadual. Na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), eles foram empossados e puderam avaliar e votar os próprios projetos. A Região de Jundiaí foi representada por dois estudantes engajados em construir um mundo melhor: Michael Peres de Nóbrega, 15 anos, do partido da Segurança Pública, e José Augusto Silva Gomes, 17 anos, do partido dos Esportes.

A posse foi acompanhada pelo deputado estadual de Jundiaí, Pedro Bigardi (PCdoB), que ficou na Mesa durante a cerimônia. Empolgado, Bigardi entregou os diplomas para cada um dos 94 deputados. Ao todo, há 12 partidos: Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. Natureza e Educação são os que mais atraem os ‘novatos’. No Esporte, o estudante jundiaiense José Augusto era o único deputado. “Pratico tae kwon do e acredito que o esporte representa uma reeducação, que ajuda a pessoa na parte moral e física”, avalia.

Aos 17 anos, o pré-vestibulando ainda não definiu qual curso irá prestar. Está em dúvida entre Logística, Direito e Publicidade, mas ainda pretende cursar Educação Física e não descarta a possibilidade de ser político. “Sou interessado no assunto, mas não sei se vou seguir”, afima. Augusto estava confiante na aprovação de seu projeto de lei, que prevê olimpíadas estudantis organizadas com material produzido pelos internos da Fundação Casa, ex-Febem (leia mais ao lado). “Não vi os outros projetos que concorreram, mas reli várias vezes o meu e não há falhas.”

Nova oportunidade – Reeleito no Parlamento Jovem, o varzino Michael Peres de Nóbrega, 15 anos, estava à vontade na cadeira dos verdadeiros deputados estaduais. “É uma experiência gratificante. Reencontrei o pessoal do ano passado”, conta. Michael tem futuro político garantido: desde que participou do projeto, em 2008, já recebeu dez convites de partidos de Várzea Paulista. Ele já confirma sua candidatura nas eleições de 2012 para o Legislativo municipal. Até lá, terá 18 anos completos. “Estou estudando os convites para ver a qual partido vou me filiar.”

Na tribuna – Deputado estadual há sete meses, Pedro Bigardi discursou na tribuna para os 94 deputados por um dia e elogiou a iniciativa. “Comecei na política em 1979. Em 2009, comemoro 30 anos de anistia. Lembramos uma época em que o País revelou o desejo de voltar a ter uma democracia. Fico feliz de estar com jovens engajados na política aqui, que demonstram o desejo de fazer um Brasil melhor.”

ROBERTA BORGES

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/garotos-brilham-na-assembleia/