Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Grapeia se despede da Câmara

Publicada em 26/10/2009 às 10:09 | por Voto Consciente Jundiai

> 30 DIAS DE FAMA
26/10/2009

ALEXANDRE MARTINS
A atuação como vereador termina no próximo dia 30, mas o suplente de Enivaldo Ramos de Freitas (PTB), o Val, José Carlos Grapeia, participa amanhã da sua última sessão ordinária. A despedida ao Legislativo – ao menos este ano – será especial para o eletricista porque está prevista a votação de dois projetos de lei de sua autoria, que entrarão na pauta em regime de urgência. O petebista usará, pela primeira vez, a tribuna para defender as suas propostas.

Com perfil discreto, Grapeia, que é líder comunitário na região da Agapeama, mais ouviu do que falou em cerca de um mês na Câmara. “Aproveitei para ouvir o que os outros diziam. Não fiquei nervoso.” Triste por deixar o Legislativo, o suplente – que conseguiu 1.948 votos nas eleições de 2008 – agradeceu a ajuda dos colegas vereadores e funcionários da Câmara. “Fui bem acolhido por todos. São pessoas maravilhosas. Muitos pensam que no funcionalismo público há pouco trabalho, mas não foi isso que eu vi. O funcionário público trabalha muito e é dedicado.”

Logo que entrou, o novato protagonizou uma polêmica. Sua esposa, Lúcia Helena Grapeia, era assessora da Secretaria Municipal de Educação. Com a posse de Grapeia, caso ela ficasse no cargo, a situação poderia ser considerada um caso de nepotismo – pela lei vigente, nenhum agente político do município pode ter parente em cargo comissionado (contratado sem a realização de concurso público). Informada pelo JJ Regional, a Prefeitura exonerou Lúcia. “Ainda não sei se ela voltará”, afirma o petebista.

O primeiro projeto de Grapeia corre o risco de não ser aprovado. O item, que prevê a captação pela administração pública de doações de alimentos para distribuição a cidadãos necessitados (por meio do programa Banco Municipal de Alimentos), recebeu parecer de inconstitucionalidade pela Consultoria Jurídica da Câmara de Jundiaí. “Sugerimos ao nobre vereador que converta o presente projeto de lei em indicação ao prefeito, para a adoção das medidas cabíveis”, orientam os advogados da Casa. “Hoje há muito desperdício. Se a população se unisse, poderia ajudar muitas famílias carentes que passam fome na cidade”, explica.

Mas Grapeia não deverá ir embora sem emplacar uma proposta. O seu outro projeto de lei não é ilegal e exige a colocação de cartazes sobre órgãos de defesa de direitos da mulher, da criança e do adolescente. “Minha ideia é colocar cartazes em delegacias, conselhos municipais, além de incentivar as denúncias, principalmente sobre pedofolia.”

Grapeia não pretende parar por aí. Caso Val (que pediu afastamento para tratamento de saúde) seja eleito deputado em 2010, ele já planeja a volta ao cargo. “Ser vereador foi uma coisa nova na minha vida e, por isso, me sinto feliz e honrado. Realizei um grande sonho. Foi uma dádiva de Deus.”

ROBERTA BORGES

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/grapeia-se-despede-da-camara/