Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

I Cine Consciente exibe filme que mostra batalha do direito ao voto feminino

Publicada em 22/03/2016 às 12:44 | por Marina Di Fiore Segre

A Coordenadoria de Formação e Qualificação do Movimento Voto Consciente de Jundiaí promoveu no último sábado (19), a exibição do filme “As Sufragistas”, inspirado no movimento que teve lugar no final do século XIX e início do século XX na Inglaterra. O filme retrata a vida de um grupo de mulheres que resistia à opressão de forma passiva, sendo ridicularizado e ignorado pelos homens. A partir de determinado momento, porém, a personagem principal decide reivindicar seus direitos e lutar por sua dignidade.

O I Cine Consciente ocorreu na Casa do Meio, em Jundiaí, e contou com a presença da Cientista Social Luana Lopes. Junto com a coordenadora de Formação e Qualificação do Voto, Silmara Meireles, Luana abordou pontos importantes sobre o “ser mulher” em um bate-papo com voluntários e amigos. “O filme é uma oportunidade para se entender o contexto histórico e refletir sobre a luta das mulheres para a conquista do direito ao voto”, afirmou Silmara. É também, segundo ela, uma oportunidade de se pensar nas condições de desigualdade e violência que as mulheres enfrentam ainda hoje no seu dia a dia.

A coordenadora lembra que as questões sobre os direitos e as conquistas femininas abrangem qualquer grupo social. “Quanto mais pudermos lançar luz a estes pontos sombrios que promovem a desigualdade, sejam eles sociais ou de gênero, mais chances teremos de nos aproximar de uma sociedade igualitária e justa para homens e mulheres”, finaliza Silmara.

A ideia da exibição partiu da voluntária Simone Pligher, que assistiu ao filme em janeiro e compartilhou com o grupo a necessidade de exibi-lo. A primeira edição do evento reuniu cerca de 25 pessoas, que puderam compartilhar experiências e histórias sobre o feminismo em suas lutas e conquistas cotidianas. O próximo Cine Consciente está em fase de planejamento. Quais temas você gostaria de debater? Deixe sua opinião nos comentários da nossa fanpage.


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/i-cine-consciente-exibe-filme-que-mostra-batalha-do-direito-ao-voto-feminino/