Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Ideias dos vereadores delegados

Publicada em 06/09/2009 às 15:16 | por Voto Consciente Jundiai

POLÍTICA

6/9/2009

FABIANO MAIA Paulo Sérgio e Bardi: ações para a segurança pública

Paulo Sérgio e Bardi: ações para a segurança pública

Os delegados e vereadores Fernando Bardi (PDT) e Paulo Sérgio Martins (PV), que acumulam 22 e 33 anos de experiência na Polícia Civil, respectivamente, procuram contribuir para o desenvolvimento de um plano municipal de segurança pública. Os dois recorreram à questão da segurança durante a campanha eleitoral e dedicam parte do mandato a proposituras e discussões ligadas ao tema.

Paulo Sérgio é autor de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que prevê cadastro de usuários em lan houses. Bardi apresentou proposta, também aprovada, que obriga instituições bancárias a ter divisórias entre as salas de espera e os caixas. Agora, os dois discutem em conjunto outras ideias com base na experiência acumulada junto à polícia.

A principal bandeira é incentivar o Executivo a criar a Secretaria Municipal de Segurança Pública. “Não podemos criar na Câmara porque é inconstitucional. Temos que buscar isso pelo mecanismo político, que é mostrar para o prefeito que a secretaria é algo bom”, diz Bardi. “Temos feito um levantamento técnico da situação dos órgãos e estrutura, e nossa primeira propositura é a criação de um Centro Integrado de Comunicação com todos os órgãos de segurança e emergência em um único espaço”, explica Bardi.

Paulo Sérgio defende a descentralização da Guarda Municipal, que hoje se concentra na sede administrativa, um posto na Serra do Japi e o setor operacional onde também funciona o canil. “Os postos avançados em bairros foram desativados em outras gestões, e estamos conversando com o prefeito sobre a viabilidade técnica disso. É muito mais fácil descentralizar, como ocorre com a saúde e com a educação”, afirma o vereador.

Os delegados-vereadores dizem que a administração agiu correto nos últimos meses. “Houve uma mudança de postura com o novo comando da Guarda Municipal e hoje a corporação está mais presente nas ruas, o que inibe a criminalidade”, comenta Bardi. “Um grande passo foi dado com os investimentos de R$ 2 milhões na compra de armamentos, viaturas, coletes e rádios para a GM”, complemenra Paulo Sérgio.

De acordo com os delegados, uma preocupação na elaboração de propostas para a segurança pública em Jundiaí é não subordinar as forças policiais e serviços de emergência a nenhuma autoridade. “Tem que manter a mesma hierarquia existente hoje em cada corporação. Um secretário de Segurança, por exemplo, serviria apenas como interlocutor junto ao prefeito”, afirma Bardi.

Prefeitura – A Prefeitura de Jundiaí informou, por meio da assessoria de imprensa, que a criação de um centro integrado de comunicação encontra-se em fase de estudos e planejamentos, com a viabilização de convênios necessários para a implantação. Já a criação de uma Secretaria Municipal de Segurança Pública ainda não foi definida pelo prefeito Miguel Haddad (PSDB).

ELTON FERNANDES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/ideias-dos-vereadores-delegados/