Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Inspeção em veículos da Prefeitura será opcional

Publicada em 08/09/2009 às 11:33 | por Voto Consciente Jundiai

LEGISLATIVO

8/9/2009

ARQUIVO JJ Para Sindicato dos Taxistas, medida é importante, mas não emergencial: categoria reclama de motoristas clandestinos

Para Sindicato dos Taxistas, medida é importante, mas não emergencial: categoria reclama de motoristas clandestinos

A Prefeitura de Jundiaí pretende instituir um Programa de Inspeção de Segurança Veicular que seria obrigatório para empresas e profissionais que atuam no transporte coletivo, mas será opcional para a frota municipal. O texto do projeto de lei que a Câmara de Jundiaí vota hoje, de autoria do Executivo, indica que ficará a critério da Prefeitura a inclusão de ônibus, carros, vans e motocicletas pertencentes à administração municipal no programa.

“Os veículos oficiais têm que passar por vistoria sem sombra de dúvida, mas a Prefeitura tem o seu próprio setor de fiscalização e já faz isso automaticamente”, disse o líder do governo na Câmara de Jundiaí, Julio César de Oliveira (PSDB), o Julião, que também é presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito do Legislativo Municipal.
Pelo projeto, as inspeções técnicas, que hoje são feitas pela Setransp (Secretaria de Transportes), passariam a ser realizadas por empresas especializadas em inspeção veicular credenciadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Em Jundiaí, atualmente apenas uma empresa é credenciada pelo órgão, mas empresas de outras regiões poderiam participar do processo licitatório para a prestação do serviço.
Moacir Biazin, presidente do Sintrejur (Sindicato dos Transportadores Escolares de Jundiaí e Região), disse que a medida é positiva e favorável. “Faz tempo que o nosso sindicato vem reivindicando essa obrigatoriedade para todos os veículos, pois hoje os escolares passam por mais vistorias do que os demais”, disse Biazin. “Acho que a medida deveria ser obrigatória também para os veículos da Prefeitura, que teria que dar o exemplo”, disse o sindicalista. O Sintrejur reúne cerca de 400 transportadores escolares.

Para o presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Jundiaí, Atílio Brescancin, a medida é importante, mas não emergencial. “Se trata da segurança, temos que ver com bons olhos, mas temos outras prioridades para serem tratadas agora como, por exemplo, a questão dos taxistas clandestinos em Jundiaí”, disse Brescancin. O sindicato existe há 11 anos em Jundiaí. “A cidade cresceu e precisa expandir o serviço, e a terceirização é um caminho interessante”, disse o vereador Julião (PSDB).

Os vereadores Durval Orlato e Marilena Negro, do PT, que são da oposição, disseram que aprovam o conteúdo do projeto, mas vão questionar a terceirização. “Preciso analisar melhor o projeto, mas para mim é discutível a terceirização, pois acho que tem bastante gente especializada na Setransp que poderia fazer isso”, afirmou Orlato.

“É um projeto normal, que a Prefeitura tem que fazer mesmo para dar segurança aos motoristas e para quem está nas ruas, mas também teria que inspecionar os próprios veículos e os que são colocados à sua disposição, inclusive os que tiverem placas de outros municípios”, complementa Marilena.

ELTON FERNANDES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Uma resposta para “Inspeção em veículos da Prefeitura será opcional”

  1. Avatar SALEROSA - ECOS DO JAPI disse:

    "Faça o que mando, mas não faça o que faço!" Foi neste dito coronealista que lembrei lendo este.

    Sds Japienses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/inspecao-em-veiculos-da-prefeitura-sera-opcional/