Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jornada discute o rumo das políticas públicas municipais em Várzea Paulista

Publicada em 16/10/2009 às 15:58 | por Voto Consciente Jundiai

Evento neste sábado reunirá debates em torno dos temas discutidos durante Conferências Municipais, realizadas no primeiro semestre

Por Secretaria Municipal de Comunicação Social

As políticas públicas que serão implantadas em Várzea Paulista nos próximos anos estão sendo definidas de forma democrática e participativa. Depois de abrir o debate para a sociedade varzina sobre as diretrizes e necessidades de diversas áreas, através das Conferências Municipais, a Prefeitura de Várzea Paulista realizará a 1ª Jornada Municipal de Políticas Sociais, no dia 17 de outubro (sábado), das 8h30 às 17 horas. O evento acontece na UniAnchieta do município.

O objetivo do evento é reunir as diretrizes das conferências da criança e do adolescente, Educação, Saúde, Assistência social e Cultura para definir linhas conjuntas para os projetos que serão realizados em Várzea. Para tanto, a iniciativa terá uma série de debates, como uma mesa redonda sobre o tema “Direitos Sociais, Políticas Públicas e Participação Popular”, composta pelo Dr. José Damião de Lima Trindade, procurador estadual; pela Prof. Dra. Valéria M.M.Gonelli, coordenadora da Diretoria de Políticas Sociais Especiais do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; e João Miranda Neto, Coordenador da ONG União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis e São João.

A 1ª Jornada Municipal de Políticas Sociais ainda terá várias rodas de conversa sobre diversos assuntos, que vão desde Economia Solidária, até a preservação do meio ambiente, além de oficinas. O público-alvo do evento são as pessoas que participaram das Conferências Municipais de Assistência Social, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação e Cultura, realizadas neste ano, e na de Saúde, que aconteceu no ano passado. Porém, aqueles que não estiveram presentes nesses eventos e desejam participar da discussão das políticas sociais para o município também podem se inscrever pelo telefone 4596-9616 (falar com Marcela). A Unianchieta fica na rua José Rabello Portella, 2.364, Vila Popular.

Fórum de Creches

Os participantes da Conferência Conjunta de Educação, realizada em junho em Várzea Paulista, em parceria com os municípios de Campo Limpo e Jarinu, já colhem os frutos da intensa mobilização promovida em torno do evento. Uma das demandas levantadas durante os debates já será atendida: a realização do 1º Fórum Regional de Creches, que acontece das 13 às 16h30, durante a Jornada Municipal de Políticas Sociais.

Durante o evento, serão promovidas duas mesas redondas com especialistas da área, sobre os temas “Creches e educação: história e desafios” e “Os municípios e o atendimento de educação infantil 1”. O evento será realizado na sala 10.

De acordo com o secretário de Educação, Luciano Braz de Marques, a iniciativa tem como objetivo proporcionar a troca de experiências entre os profissionais da área que atuam em diversos municípios da região. “Será uma troca de relatos. Vamos instigar uma reflexão sobre as conquistas e os pontos que ainda precisam ser encaminhados”, explica.

Ele ainda acrescenta que o debate será importante para fomentar novos valores sobre a concepção que se tem das creches. “Temos que colocar em pauta a importância da participação de professores na vida funcional das creches e também conscientizar a sociedade de que elas não são apenas um espaço onde se deixa as crianças por um intervalo de tempo, mas que têm um papel pedagógico fundamental”, avalia.

Programação

8h30 – Chegança: Apresentação cultural
9 horas – Abertura
9h15 – Mesa-redonda: Direitos sociais, políticas públicas e participação popular
12h30 – 13 horas – Apresentação cultural
13 horas – Rodas de conversa e oficinas
Sala 1 – Roda de conversa: Políticas para a Juventude
Sala 2 – Roda de conversa: Economia solidária: bens, serviços e afetos
Sala 3 – Roda de conversa: Participação popular na gestão de políticas públicas
Sala 4 – Roda de conversa: Criança e família no século XXI
Sala 5 – Roda de conversa: Meio ambiente e gestão de rios e córregos
Sala 6 – Roda de conversa: Mídia, cultura e políticas públicas
Vivemos um tempo em que a cultura midiática impõe hábitos de:
Sala 7 – Oficina: Cultura imaterial
Sala 8 – Oficina: Dados estatísticos e políticas públicas
Sala 9 – Oficina: Territorialização e vínculos comunitários
13 horas – Fórum Municipal de Creches – Mesa-redonda: Creches e educação: história e desafios
14h15 – Painel: Os municípios e o atendimento de educação infantil 1
16h30 – Encerramento do Fórum
17h00 – Ciranda de encerramento da 1ª. Jornada

fonte: Prefeitura de Várzea

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jornada-discute-o-rumo-das-politicas-publicas-municipais-em-varzea-paulista/