Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

José Serra vem a Jundiaí inaugurar o Poupatempo

Publicada em 23/10/2009 às 14:09 | por Voto Consciente Jundiai

Unidade entra em funcionamento na 3ª e vai prestar cerca de 400 serviços

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

O governador José Serra e o prefeito Miguel Haddad, ambos do PSDB, inauguram hoje, às 12h, o Poupatempo em Jundiaí. O atendimento ao público começa na terça-feira.

Instalado em área de 2,3 mil m no Complexo Fepasa, tem a capacidade estimada de até 4,5 mil atendimentos diários.

O investimento, de R$ 34,4 milhões, será desembolsado pelo governo estadual em cinco anos. O local foi adquirido pela prefeitura em 2001 e já abriga a Fatec (Faculdade de Tecnologia), o Museu Ferroviário e outros serviços. O público-alvo é 1,2 milhão de moradores da região (inclusive Franco da Rocha e Francisco Morato). Anunciado há dois anos, a meta era entrar em funcionamento em dezembro de 2008.

Criado há 12 anos, a boa avaliação do serviço é um dos trunfos do governador no debate presidencial do próximo ano. São hoje 14 unidades no Estado, mas outras 11 estão em preparação no Interior.

Órgão gera benefício e polêmica
O diferencial do Poupatempo é a comodidade de unir serviços federais, estaduais e municipais no mesmo dia e local. São documentos como RG, carteira de habilitação, de trabalho, correios, multas e outros. Mas o programa pode chegar a 400 serviços, com inovações em testes com o pagamento em cartão de débito ou os terminais de acessibilidade.

A unidade Jundiaí está gerando 150 empregos diretos, além de servidores transferidos para o local.

Protestos
O receio de impactos de vizinhança sobre o complexo e ruas próximas, como do aumento de tráfego, levaram o Conselho de Cultura e o Conselho de Patrimônio a sugerirem a região do terminal de ônibus Vila Arens para a unidade local.

Orientada pelo diretor de Planejamento, Antonio Panizza, a manutenção passou por análise do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Nacional) e foram criadas soluções, como o novo acesso externo ao estacionamento.

Prefeitura adiciona serviços
O governo municipal divulgou nota sobre a participação inicial de quatro departamentos – as secretarias de Finanças, Negócios Jurídicos e Transportes e da DAE.

No local serão emitidas certidões de IPTU, de inscrição cadastral, guias de pagamento, alteração cadastral e simulação de parcelamento de débitos. Também será possível apresentar recurso de multa de trânsito ou retirar autorização de estacionamento para idosos e deficientes.

Acesso
O local vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h. A linha de ônibus 986 passa a circular também aos sábados, até as 14h, passando pelos terminais Rami, Vila Arens, Hortolândia e Cecap e percorrendo a avenida dos Ferroviários.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jose-serra-vem-a-jundiai-inaugurar-o-poupatempo/