Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaí corre o risco de iniciar 2009 sem prefeito

Publicada em 27/11/2008 às 09:41 | por Voto Consciente Jundiai
Efeitos suspensivos de Miguel caem e vereador mais votado pode assumir

Roberta de Sá

Jundiaí corre o risco de iniciar 2009 sem prefeito eleito para assumir o cargo, portanto tendo de recorrer a um interino. Ontem, Miguel Haddad (PSDB) não conseguiu o efeito suspensivo da sentença em processos nos quais foi cassado.

Caso o tucano também não obtenha no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) uma liminar para ser diplomado no dia 16 de dezembro e uma nova eleição seja marcada, a previsão do próprio tribunal é que o processo eleitoral não seja encerrado até o fim do ano.

O primeiro pedido da Justiça Eleitoral para a marcação do novo pleito entre 20 e 40 dias ocorreu no dia 24.

“Se a cidade chegar em 1º de janeiro sem prefeito, o presidente da Câmara é quem ficará no comando da cidade”, diz o especialista em direito eleitoral Luiz Baggio.

No primeiro momento, a cadeira será de Enivaldo Ramos de Freitas, o Val (PTB), que comandará a primeira sessão por ter sido o vereador mais votado. Depois, ele deve abrir mão de concorrer ao cargo, pois já avisou que sonha ser deputado em 2010.

Nova eleição começa do zero
Se Jundiaí tiver uma nova eleição, o TRE, além de marcar a data, precisará publicar uma resolução com regras específicas para o pleito do município.

O órgão explica que a cidade terá que começar o processo eleitoral do zero. Como da primeira vez, os candidatos a prefeito terão que fazer o registro na Justiça Eleitoral e será determinado novos prazos para o início de propaganda eleitoral no rádio e na televisão e o tempo que cada coligação terá de exposição.

A única diferença para as eleições do dia 5 de outubro é o período do processo eleitoral. Os candidatos não terão mais três meses para correr atrás de votos. Embora ainda não tenha sido definido o tempo, o órgão destaca que é determinado uma campanha mais curta.

Na eleição fora de época o segundo turno também pode ocorrer, caso o primeiro colocado não consiga 50% mais um voto para se eleger. O TRE diz que, nesse caso, outra data de eleição é marcada e os preparativos, novamente em São Paulo, definidos.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiai-corre-o-risco-de-iniciar-2009-sem-prefeito/