Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaí precisa de um balanço

Publicada em 22/12/2013 às 20:06 | por Henrique Parra Parra Filho

Nestes sete anos em que voluntario no Voto Consciente, tenho exercitado o estímulo à participação como um desafio, um ideal e uma meta. Esta militância parte da clara percepção de que o diálogo – entre governo e sociedade, entre partidos oponentes, entre movimentos sociais e empresários, enfim, entre os múltiplos atores que fazem parte de Jundiaí – pode construir uma inteligência que favoreça um desenvolvimento humano e uma vida melhor.

Por isso, nestes últimos dias de um primeiro ano de governo, já teríamos motivos mais do que justos para estimular que artistas, empresários, lideranças políticas e cidadãos comuns façam balanços dos acertos e equívocos. Se pensarmos ainda que é o primeiro governo em uma alternância política em muito tempo na nossa cidade, a razão para construir balanços cresce ainda mais: apontar equívocos que possam ser corrigidos e destacar acertos que precisem ser mantidos é tarefa de um cidadão em qualquer momento, indiferentemente do governo eleito.

Evitar que o debate político em nossa cidade escorregue para uma superficialidade que parece apontar para a volta de um patrono que cuida da cidade e de todos nós, infantilizando a cidadania, é uma tarefa urgente. Por isso, jundiaienses que nos últimos anos construíram os governos da cidade são imprescindíveis neste momento, pois são necessários para que um verdadeiro debate possa ocorrer. Os atuais gestores, figuras-chave para que as agendas fiquem mais claras e possamos dialogar e co-criar projetos. Nós, os cidadãos, somos protagonistas, adicionando ao sistema uma razão de sociedade, para além das razões de governo e de Estado.

Há inúmeras pautas travadas aqui em nossa terra e, neste final de 2013, uma convicção me guia intimamente: uma política melhor em nossa cidade precisa olhar para frente, muito além de nossa vista, não para trás.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiai-precisa-de-um-balanco/