Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaí prepara SUS para setor de assistência social

Publicada em 10/02/2010 às 11:41 | por Voto Consciente Jundiai

Terça-feira, 09 de fevereiro de 2010 – 03:19
Secretária de Integração Social, Cidinha Mazzola, afirma: “é preciso garantir direitos

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

A criação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) em Jundiaí, inspirado no sistema que funciona na saúde, o SUS, é a principal mudança do setor definida em conferência nacional do ano passado.

“Em fevereiro teremos palestras com especialistas sobre a tipificação nacional de serviços socioassistenciais”, afirma Fé Martins Juncal, nova presidente do Conselho Municipal de Assistência Social.

O conselho, existente desde 1996 e considerado referência estadual, participou ativamente das discussões sobre o novo modelo do setor no país. “Desde a conferência municipal inovamos com a presença de usuários em nosso grupo, incluindo um rapaz envolvido no programa Bolsa Família.”

Fé, que assessora sindicatos e entidades como a Associação dos Aposentados, destaca a parceria do conselho e do órgãos gestor (a Secretaria de Integração Social). Ainda neste mês serão analisados os pedidos de subvenção das entidades sociais. “A participação é importante porque nem sempre o que parece óbvio é a melhor solução”, afirma.

Novos centros
O sistema de assistência social em Jundiaí vai ganhar um Cras (centro de referência) para atendimento de pessoas com direitos violados, como crianças, mulheres e moradores de rua. A unidade ficará na avenida Dr. Cavalcanti.

Além desse centro de referência, que vai contar com psicólogo, assistente social e advogado, serão construídos neste ano outros dois no Jardim Tamoio e no Parque Centenário. “É preciso garantir direitos às pessoas”, diz a secretária Maria Aparecida Mazzola.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiai-prepara-sus-para-setor-de-assistencia-social/