Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaí quer políticos que não larguem seus mandatos

Publicada em 27/04/2014 às 19:47 | por Henrique Parra Parra Filho

Ontem os voluntários do Movimento Voto Consciente se reuniram para debater as diretrizes da campanha “Cidadonos Eleições 2014“, que busca promover o voto de qualidade nas eleições e a educação política para a cidadania em Jundiaí. A campanha vai realizar dezenas de oficinas e palestras, vai sabatinar os candidatos da região e registrar seus compromissos com as propostas vencedoras do Concurso Cidadonos 2013. Assim, cidadãos mais conscientes e governantes mais comprometidos poderão construir uma cidade ainda melhor.

Em 2010, na primeira edição da campanha, 22 mil Fichas Públicas foram distribuídas chamando atenção para a importância de a cidade eleger deputados, já que cidades do mesmo porte como Sorocaba, Santos e Suzano conseguiam eleger diversos representantes e a nossa, em 2006, não havia elegido nenhum.

Já em 2012, na segunda edição, criamos o único documento público da cidade que registrava, antes da eleição, compromisso com metas quantificáveis por parte dos principais candidatos a Prefeito. Assim, os jundiaienses puderam ter a certeza de que, durante os quatro anos de mandato seguinte, seria possível fazer uma cobrança firme e permanente.

Mas nesse ano, também recebemos uma cobrança – por nossa consciência e por nossos amigos e apoiadores; a de que havíamos eleito dois deputados em 2010 que agora deixavam seus mandatos de lado para disputar a Prefeitura. Com isso, a cidade chegou a ficar sem representantes no Congresso e na Assembleia Legislativa.

materia-uwzyPor isso, a partir deste ano, em todas as sabatinas eleitorais, incluiremos a pergunta “Compromete-se em cumprir seu mandato integralmente, sem ausências ou afastamentos para disputar outros cargos eletivos?“. Ainda estamos pensando como conseguiremos este compromisso dos candidatos a vereador, já que entrevistamos os presidentes de partidos por não haver viabilidade econômica de imprimir uma Ficha Pública com o perfil de todos os candidatos a vereador da cidade.

Mas faremos mais. Hoje, os deputados estaduais e federais contam com milhões de reais para destinarem a prefeituras, governos, ongs e entidades. São as emendas parlamentares e queremos sabatiná-los sobre como se comprometem (ou não) em destinar emendas que ajudem na implementação das propostas relevantes que foram apresentadas pelos jundiaienses no Concurso Cidadonos 2013.

É importante que Jundiaí eleja deputados? Sim, mas da mesma forma é importante que eles se comprometam em cumprir seus mandatos até o fim e usem suas emendas para contribuir com o desenvolvimento da cidade.

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiai-quer-politicos-que-nao-larguem-seus-mandatos/