Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaí sai de crise econômica em base inovadora

Publicada em 21/09/2009 às 21:22 | por Voto Consciente Jundiai

Domingo, 20 de setembro de 2009 01:55
Gestores municipais aproveitam momento para defenderem modelo de resultados sustentáveis para o futuro da cidade

José Arnaldo de Oliveira
Agência BOM DIA

O lado econômico que mais interessa aos cidadãos e cidadãs, que são os números e a qualidade da geração de empregos, foram positivos em nos últimos meses.

Mas esses dados foram acompanhados por outros indicadores, relacionados com a recuperação das exportações, com as projeções de orçamento e com índices de qualidade de vida.

O BOM DIA aproveitou o momento para ouvir diversos dos atuais gestores municipais sobre como os efeitos da economia sobre as contas públicas vão ser aproveitados para buscar o desenvolvimento sustentável em Jundiaí.

O município, com uma localização geográfica dentro de uma das mais importantes áreas econômicas do país, possui ao lado de sua vida industrial e urbana uma vasta região de biodiversidade e uma revalorizada vida rural.

De acordo com dados da prefeitura, o território de 432 km² possui uma área urbana de 112 km² (25,92% do total), uma área rural ainda com 228,6 km² de áreas de cultivo (51,92%) e uma área de tombamento da Serra do Japi de 91,4 km² (22,16%).

O resultado é um panorama onde se destaca o surgimento de um programa de gestão pública baseado em metas, indicadores e cooperação intersetorial.

Alguns aspectos ficaram fora dos textos, como o questionamento do secretário de obras, Sinésio Scarabello Filho, sobre os limites da ideéia de crescimento ilimitado. Também a observação do secretário de Finanças, José Antonio Parimoschi, sobre o debate mundial em torno dos indicadores de qualidade de vida que podem substituir o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) por propostas novas como o conceito de FIB (Felicidade Interna Bruta) em debate nas Nações Unidas.

Ou a visão da secretária de Saúde, Tânia Pupo, sobre o papel desse setor em uma visão sustentável do desenvolvimento.

Os dados e as opiniões colocadas ao longo deste caderno devem contribuir para o debate local e regional, como ocorre nos diversos cadernos especiais Jundiaí 2020 que foram produzidos também em debates realizados pelo BOM DIA nos últimos meses.

Os próprios servidores públicos destacam que o debate é característica do capital humano no município.
O fato é que bons resultados econômicos tendem a beneficiar os governantes de turno (federais, estaduais ou municipais). Mas são os resultados concretos no cotidiano que definem a permanência desse efeito.

A meta de adequar a gestão pública a uma eficácia de resultados na comunidade é percebida na manifestaçao dos agentes públicos.

Os resultados, no conceito de uma Jundiaí Sustentável, dependerão do equilíbrio do desenvolvimento econômico com justiça social e proteção ambiental.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiai-sai-de-crise-economica-em-base-inovadora/