Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Jundiaienses terão consultoria do Catarse em evento de inovação social

Publicada em 12/04/2016 às 14:10 | por Marina Di Fiore Segre

O cofundador da plataforma de financiamento coletivo Catarse, Luis Otávio Ribeiro, participa no fim do mês do Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC), iniciativa do Movimento Voto Consciente Jundiaí. Como consultor, Luis dará dicas e sugestões acerca do tema, que possibilita a conexão entre criadores e o público interessado em financiar ideias para, neste caso, melhorar Jundiaí. Os participantes do LabIC, cujas inscrições se encerram no dia 16 de abril, poderão utilizar o Catarse como solução para os projetos que necessitem de crowdfunding (financiamento coletivo) para tirar do papel uma ou mais propostas vencedoras do Concurso Cidadonos 2015.

Ribeiro diz que o Catarse nasceu de uma dor: ver gente brilhante com projetos engavetados. Criada em 2011, a plataforma possibilita que projetos sejam executados de forma gratuita via financiamento coletivo pela internet. “Já circularam no Catarse mais de 2.300 projetos criativos, e mais da metade deles obtiveram recursos para execução, o que mobilizou mais de 26 milhões de reais de mais de 270 mil apoiadores”, declara.

Desde então, milhares de músicos, cineastas, quadrinistas, gamers, designers, jornalistas, cientistas e empreendedores utilizam o Catarse para colocar em prática suas ideias com a colaboração financeira direta de pessoas que se identificam com elas. A nova ferramenta, segundo Ribeiro, veio preencher uma demanda importante dos sistemas tradicionais de financiamento da produção criativa no país. “Esta demanda, reprimida por falta de opções, encontrou no Catarse menos burocracia e riscos, mais agilidade e independência do patrocinador”, explica ele, ao citar que a prática exige muito mais dos esforços do idealizador do que da benevolência daqueles que detêm recursos.

Entre as facilidades da utilização da plataforma, estão: comunicação direta com os apoiadores (diferente do Facebook, que não possibilita o diálogo com todo o público); atendimento personalizado e com boas práticas para realizar um projeto de crowdfunding; apoio parcelado em até três vezes sem juros; versão mobile em até 10 dias úteis; e acompanhamento em tempo real das contribuições, bem como a origem desses apoios.

O Movimento Voto Consciente de Jundiaí foi o primeiro a aplicar o crowdfunding na cidade. Anualmente, utiliza o Catarse para recolher recursos para viabilizar a Ficha Pública, jornal que traz o perfil de todos os candidatos a cargos públicos em Jundiaí, com suas ideias e compromissos com metas para os próximos quatro anos.

Prazos/LabIC

Após o período de inscrição, o LabIC terá uma segunda fase com os participantes dos projetos selecionados nos dias 27, 29 e 30 de abril no SENAC Jundiaí. Nesse período os inscritos passarão por módulos de capacitação, mentoria e consultoria, tendo que desenvolver trabalhos de acordo com o solicitado ao longo do Laboratório.

Já no dia 30, os inscritos devem receber auxílio de consultores que estarão disponíveis para cada equipe. Eles receberão dicas e sugestões sobre temas específicos, entre outros o financiamento coletivo. Ribeiro, convidado do LabIC, lembra também que, durante os trabalhos, serão trocadas experiências e referências de projetos para a cidade que já passaram pelo Catarse. Tudo isso aliado à montagem de programas que podem ser viabilizados através da plataforma, com testes para que o empreendedor dê o primeiro passo. O LabIC prevê também uma terceira fase, em que 15 projetos devem ser apresentados pelo líder de equipe, no dia 4 de maio, para uma banca de avaliação. (Marina Segre)

Laboratório de Inovação Cidadã (LabIC) Jundiaí

Período das inscrições: até 16 de abril, no link https://bit.ly/1VcmdsU
Conheça as propostas vencedoras do Cidadonos 2015: https://bit.ly/1FrFwbd
Mais informações: www.votoconscientejundiai.com.br

Coordenadora de Comunicação do Voto Consciente de Jundiaí 
Bárbara Mangieri | [email protected]


Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/jundiaienses-terao-consultoria-do-catarse-em-evento-de-inovacao-social/