Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Lançamento do 3º Concurso Cidadonos acontece no próximo dia 17

Publicada em 16/04/2015 às 12:20 | por Voto Consciente Jundiai
Publicado originalmente na Revista Apê Zero1: https://www.apezero1.com.br/lancamento-do-3o-concurso-cidadonos-acontece-no-proximo-dia-17/IMG_2218

No próximo dia 17 (sexta-feira), a partir das 19 horas, será lançada a terceira edição do Concurso Cidadonos no Senac Jundiaí, cujo tema será “fazer acontecer”. Após um coquetel de recepção aos convidados, o funcionamento do concurso e um balanço das edições anteriores serão apresentados. O Cidadonos é promovido pelo movimento Voto Consciente, com apoio do Instituto Cidade Democrática.

Realizado em anos não eleitorais, o Cidadonos ocorre como uma forma organizada de a população participar ativamente das mudanças que almeja para a cidade. Em cinco fases – Inspiração, Propostas, Aplauso, União e Anúncio –, os moradores de Jundiaí podem acessar o site www.cidadonos.org.br para propor mudanças, apoiar ideias e discutir demandas atuais.

A atual fase, de Propostas, continuará até o dia 7 de junho. Durante este período, é possível sugerir melhorias na Segurança Pública, Saúde, Mobilidade Urbana, Cultura e qualquer outra área do município. É importante esclarecer que independentemente de participarem ou não como proponentes, as pessoas podem integrar o concurso ao “seguirem” e comentarem ideias, a fim de contribuírem para o aprimoramento das mesmas. Ao final, serão escolhidas as 12 propostas mais relevantes.

Um dos organizadores voluntários do Cidadonos, Henrique Parra Parra Filho, afirma que o concurso é uma forma de ressaltar que, mais do que oferecer ideias, é necessário que a população acompanhe o andamento das propostas vencedoras e cobre sua realização junto aos governantes (gestores, vereadores, deputados, secretários e prefeito). “O Cidadonos busca, sobretudo, fortalecer a participação social e resgatar a capacidade de o cidadão influenciar decisões políticas na cidade”, opina. “Estimula o surgimento de comunidades de colaboração e coletivos, além de construir uma cultura da participação, por meio da educação política para a cidadania”, complementa.

Fases – Cada etapa do concurso acontece em uma data específica. De 8 a 12 de abril ocorreu o período de Inspiração, em que foi possível compartilhar ações existentes em outras cidades. A fase de Propostas continua até o dia 7 de junho: além de contribuir com ideias, a população pode participar discutindo as propostas de outras pessoas; Aplauso, a ser realizado entre os dias 8 e 28 de junho, é a fase em que os proponentes devem se dedicar à divulgação de suas propostas para angariar apoiadores. Estes devem retornar ao site para apoiar formalmente as propostas que considerarem mais importantes. A União será feita de 29 de junho a 14 de agosto: as pessoas poderão sugerir que duas propostas sejam unidas por serem semelhantes ou se complementarem; apenas os criadores podem aceitar ou não unir suas ideias.

O Anúncio das 12 propostas mais relevantes está previsto para meados do mês de agosto. Serão consideradas com melhor desempenho as propostas que tiverem mais seguidores, comentários e apoiadores nas seguintes categorias: cidadãos; jovens (de 15 a 29 anos); organizações não governamentais (ONGs), entidades ou movimentos sociais; redes sociais; governantes (gestores públicos, vereadores, deputados, secretários e prefeito); e participação social.

Continuidade – As propostas vencedoras serão apresentadas aos governantes, às organizações sociais e empresas locais que tenham objetivos comuns em relação a mudanças e melhorias para Jundiaí.  Em 2016, os candidatos a prefeito da cidade serão sabatinados pelo movimento Voto Consciente, a fim de registrarem seu compromisso com a implementação das propostas vencedoras do Cidadonos.

Prêmios – Os autores das 12 propostas vencedoras do Cidadonos serão reconhecidos publicamente por meio de divulgação na imprensa e em evento. Eles também participarão de duas reuniões, uma com os secretários e prefeito de Jundiaí e outra com os vereadores. Os vencedores integrarão ainda o Laboratório de Inovação Cidadã, no qual apoiarão a criação de protótipos que ajudem a concretizar as ideias vencedoras.

Movimento Voto Consciente

Trazido de São Paulo para Jundiaí em 2006, por uma iniciativa do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), o movimento é formado por cerca de 40 voluntários ativos, além de apoiadores, dedicados à promoção da cidadania e educação da população quanto à importância da atuação do cidadão na sociedade.

O Voto Consciente realiza o ranking de desempenho dos vereadores de Jundiaí e avalia o Plano Diretor e o grau de transparência do site da Câmara Municipal.

Entre os concursos de 2011 e 2013, cerca de mil propostas foram apresentadas. Destas, algumas já foram realizadas – como o Programa Nota Fiscal Jundiaiense, Bilhete Único e ônibus a R$ 1 nos finais de semana – enquanto outras estão em processo de execução ou ainda não foram implementadas.

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/lancamento-do-3o-concurso-cidadonos-acontece-no-proximo-dia-17/