Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Livre das cassações, Miguel será diplomado terça-feira

Publicada em 12/12/2008 às 14:51 | por Voto Consciente Jundiai
REVIRAVOLTA

12/12/2008

FABIANO MAIA Miguel afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral simplesmente

Miguel afirmou que o Tribunal Regional Eleitoral simplesmente “fez justiça”

Por meio de uma liminar conseguida ontem à noite, no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Miguel Haddad (PSDB) garantiu a possibilidade de ser diplomado como prefeito na próxima terça-feira (16), às 20 horas, no Salão Nobre do Tribunal do Júri, localizado no Fórum Dr. Adriano de Oliveira, em Jundiaí. Além dele, o vereador reeleito José Galvão Braga Campos, o Tico (PSDB) – também cassado – foi beneficiado pela mesma medida judicial e é outro que poderá participar da diplomação.

O responsável pelas decisões foi o juiz Baptista Pereira, relator das ações cautelares julgadas de maneira monocrática (não passam por audiência com os demais juízes). O resultado alcançado por Tico, inclusive, provoca nova reviravolta na definição dos 16 parlamentares que vão compor o Legislativo local.

A ´supercautelar´, como foi chamada a ação proposta pelos advogados do PSDB e impetrada no TRE, pedia a suspensão dos efeitos das cinco cassações impostas pelo juiz eleitoral Marco Aurélio Stradiotto, após constatação de irregularidades do tucano durante a campanha eleitoral.

Por telefone, ontem à noite, Miguel comentou a decisão do TRE. “Evitou-se uma injustiça. Agora podemos pensar com tranqüilidade na transição. Aconteceu o que imaginávamos. Nunca duvidamos da Justiça.”

Representantes da oposição, que já fizeram inclusive manifestações em vários pontos da cidade contra o tucano (vencedor das eleições de outubro com 98,7 mil votos), afirmaram que vão tentar reverter a situação após serem informados da liminar.

Imbróglio – Conforme o JJ Regional divulgou ontem, com exclusividade, o imbróglio judicial deve continuar mesmo com a possível reversão destes efeitos pelo PSDB. Isso porque os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) devem responder a consulta em que já entenderam que nenhum candidato será diplomado se mais de 50% dos votos forem originalmente nulos (por manifestação política) ou tiverem sido anulados judicialmente por terem sido creditados a candidatos com registro indeferido ou cancelado.

Os ministros decidiram ainda que não pode ser diplomado nenhum candidato sem registro de candidatura. Apesar disso, o entendimento ainda não foi publicado. Caso a nova eleição convocada pelo juiz eleitoral Marco Aurélio Stradiotto não aconteça até o dia da posse (1º de janeiro), o cargo de prefeito será ocupado pelo presidente da Câmara – que será escolhido em sessão extraordinária.

EMERSON LEITE

Esta notícia foi atualizada em 11/12/2008 às 23:04
fonte: JJ
Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/livre-das-cassacoes-miguel-sera-diplomado-terca-feira/