Maioria da população se esqueceu em quem votou para deputado
Segunda-feira, 18 de maio de 2009 00:20
BOM DIA sai às ruas e observa que um quarto dos jundiaienses não sabem citar um de seus 5 votos nas eleições de 2006
Gustavo Beraldi
Agência BOM DIA
O BOM DIA saiu às ruas para conferir como anda a memória do eleitor e sua preocupação em acompanhar seu candidato. O resultado é desanimador.
De um total de 40 pessoas entrevistadas, dez (25%) não souberam dizer sequer um de seus cinco votos. A amnésia eleitoral se acentua conforme o cargo descresse em grau de importância.
Enquanto 30% não se lembram em quem votaram para presidente, 47,5% não sabem dizer suas escolhas para governador. Já para os cargos de deputado federal e estadual, a falta de memória afeta 70% e 75%, respectivamente.
Com relação ao cargo de senador, único com oito anos de mandato, a confusão é unânime na cidade.
“Tivemos que votar para senador? Então eu anulei, assim como para deputado. São todos iguais”, comenta o aposentado Aparecido Agostinho, 60 anos.
Outra constatação é que dos 30% que responderam, metade votou em legenda para facilitar a tarefa.
“Às vezes, você vota em quem nunca ouviu falar, só porque alguém indicou”, analisa o auxiliar de serviços gerais Marcos Evaristo, 44, que também não soube falar em quem votou.
“Só votei no Lula, o resto anulei. Esse Serra vai perder feio na próxima por causa dessa lei contra os fumantes”, reclama a artesã Zilmar Torres, 60.
Zé Dias votou em branco para governo
Vereador Zé Dias lembra ter votado nele mesmo para deputado.
Entre os vereadores, todos souberam informar seus candidatos em 2006, mesmo porque muitos votaram nos amigos de Câmara, Júlio César de Oliveira, candidato a deputado estadual, e Luiz Fernando Machado para federal, ambos do PSDB.
O destaque fica por conta de Zé Dias (PDT), que afirma ter votado em branco para governador.
“E para deputado estadual votei no Zé Dias”, completa, ironicamente.
Para Marcelo Gastaldo (PTB), que levou um tempo para se lembrar que havia votado na dobradinha tucana, o resultado da enquete pode ser explicado pelo hábito da população de se deixar tudo para a última hora.
“Não ficaria surpreso se as pessoas também não lembrassem em quem votaram na eleição de 2008.”
Cenário
Nove pré-candidatos despontam para 2010: Pedro Bigardi (PC do B), Luiz Fernando Machado e Ary Fossen pelo PSDB, Enivaldo Freitas (PTB), Zé Dias (PDT), Gerson Sartori e Durval Orlato pelo PT, Cláudio Miranda (PSC) e Juca Rodrigues (PMDB).
fonte: BOMDIA
Deixe uma resposta