Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Mais um ano se passou e a Cultura…

Publicada em 12/11/2014 às 00:07 | por Ede Galileu

   No início deste ano, eu escrevi um artigo fazendo um balanço sobre a atuação da Secretaria de Cultura no primeiro ano de gestão, poderia até esperar para fazer um do segundo ano só no início do ano que vem mas acho que o que eu já vi até agora me dá motivos de sobra.
Sou uma pessoa bem tolerante, tanto que no outro artigo, falei várias vezes sobre ser um primeiro ano de gestão e que teríamos que ser pacientes, mas agora com dois anos acredito que não tem sentido falar mais isto.
Vou começar falando de coisas que havia mencionado no início do ano como coisas que foram prometidas e ainda não temos notícias, como o projeto Arte nos terminais, que levava cultura à população em todos os terminais de ônibus nas sextas-feiras à tarde, e ainda garantia trabalho aos artistas da cidade durante o ano todo, tem também a reforma da Sala Glória Rocha que nem começou ainda, apesar das várias promessas de início, as promessas feitas ao Coletivo Cultura Jundiaí com documento assinado pelo prefeito também não saíram do papel, ou seja parece que promessa não é dívida para esta gestão…
O Projeto Cirandar que eu avaliei como ponto positivo antes, acabou se mostrando como algo nem tão positivo assim, a ideia é boa mas a maneira como foi feito acabou por render uma investigação do ministério público e o cancelamento das oficinas.
As 20 oficinas culturais contempladas por edital aconteceram como deveriam, espero que saia novo edital para outras no ano que vem, mas acho que o formato pode ser melhorado, para isso seria legal uma conversa com os contratados deste ano.
O projeto da Galeria de Arte Pública entregue pela Comissão de Artes Visuais no ano passado ao diretos dos museus, finalmente saiu do papel como foi idealizado pelo seu autor, o grafiteiro André (Estranho) e assim como o projeto Sexta no Centro, é um grande ponto positivo e mais um motivo para parabenizar o diretor dos museus, Sr. Jean Camoleze que parece estar desempenhando um ótimo papel em sua função.Sem título-1
Em compensação, parece que cada vez mais só se ouve reclamação das ações da Diretora dos teatros, a Sr. Carla Pagani, a começar pela falta de datas para os profissionais de teatro da cidade, que na minha opinião deveriam ter prioridade já que o Polytheama é o único teatro disponível, me lembro ainda que em uma reunião do Conselho de Cultura ela afirmou que mais de 50% das datas eram pra grupos de Jundiaí, porém acho que quando digo que acho que a prioridade tem que ser para grupos de Jundiaí, estou me referindo a grupos profissionais e não escolas, associações e sindicatos, afinal eles não dependem de bilheteria pra sobreviver. Para saber do que eu falo é só olhar a programação de novembro e procurar quantos grupos profissionais de Jundiaí tem datas marcadas.
Como no ano passado, o fotógrafo para as exposições na Galeria Fernanda Perracini Milani foi contratado com muito atraso, o o Catálogo das exposições deste ano não ficara pronto antes do fim do ano… Na verdade o Catálogo de 2013 ainda não saiu, mas pelo menos temos informação de que este ano ainda sai. Mas o caso mais grave de descaso da diretoria de teatros é o Edital da Galeria Fernanda Perracini Milani que não foi publicado este ano, na verdade, a Comissão de Artes Visuais teve problemas no ano passado também para exigir que ele fosse publicado, mas foi resolvido com uma reunião com o Secretário de Cultura, porém este ano, tentamos várias vezes marcar uma reunião com ele, mas nos pediram pra ser resolvido diretamente com a Sra. Carla Pagani, então tentamos marcar com ela e também não conseguimos.
Parece que a falta de diálogo com os artistas está sendo uma recorrência, os artistas estão muito descontentes com isso, sorte que as eleições para prefeito estão longe, porém eu espero que a atual gestão comece olhar com atenção para os artistas a tempo, porque artista não tem memória curta não…

Avatar
Últimos posts por Ede Galileu (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/mais-um-ano-se-passou-e-a-cultura/