Marcação individual
Fiscalização do Legislativo Ribeirão deve receber projeto onde população ‘adota’ vereador e acompanha seu trabalho
EDUARDO SCHIAVONI
Especial para a Gazeta
Por enquanto, Ribeirão está cadastrada no projeto. O Voto Consciente espera agora parcerias com pessoas da cidade para começar efetivamente os trabalhos. “Será um trabalho conjunto e muito importante para fiscalizar os vereadores e dar respaldo à população”, disse a vice-coordenadora do Movimento, Rosângela Torrezan.
A instituição já coordena trabalho similar em outras cidades brasileiras. Por enquanto, são 25 cidades a contar com o projeto, entre elas Ribeirão. A maioria, no entanto, ainda não conseguiu adotar nenhum vereador. Entre elas, só São Paulo, que tem 49,1% dos vereadores adotados, Jundiaí, com 31,3% e Brasília, que tem 4,1% de seus deputados distritais, contam com acompanhamento efetivo dos parlamentares. Na Capital, dos 55 vereadores, 17 foram adotados, sendo que o trabalho foi iniciado há cinco meses. Segundo o Voto Consciente, o processo de adoção é bastante simples. “O cidadão escolhe o vereador que quer adotar —pode ser um ou mais— e, a partir disso, começa a acompanhar de perto a atuação do parlamentar. A divulgação será feita na internet por meio de blogs”, disse Torrezan.
Para completar, há um site colaborativo em sistema wiki – cujo endereço é www.vereadores.wikia.com —que poderá ser atualizado por todos os cidadãos que participam da campanha. “Todo mundo poderá acrescentar informações e notícias no conteúdo do site”, afirma Henrique Parra, coordenador do Adote um Vereador em Jundiaí.
Grupo já avalia parlamentares
A chegada do projeto Adote um Vereador em Ribeirão é comemorada por Regina Maria Sitrângulo Brandeburgo, professora da rede municipal que coordena um grupo ligado à Igreja Católica que avalia o trabalho dos vereadores de Ribeirão Preto desde 2000. Segundo Regina, o trabalho do grupo Ação Pró-Cidadania foi, inclusive, implantado com a ajuda da Voto Consciente. “Eles nos deram assessoria, vieram a Ribeirão. Fizemos um trabalho muito bonito juntos”, disse.
Ainda segundo ela, o relatório produzido em Ribeirão avalia o trabalho Legislativo e é entregue anualmente em escolas da rede municipal e entre as paróquias da cidade. A intenção é colocar o material na internet, o que não pode ser feito ainda por falta de colaboradores. “Já tentamos, mas ainda não conseguimos transferir nosso material para um site. Estou muito em falha com o Voto Consciente para mandar nosso trabalho, mas espero retomar o trabalho com eles em breve.” (ES)
fonte: Gazeta de Ribeirão
Deixe uma resposta