Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Mediação de conflitos

Publicada em 28/08/2013 às 18:18 | por Dênis Berni

Primeiramente peço a todos enormes desculpas pelo injustificável atraso na postagem deste artigo, mas em decorrência de situações já expostas nestes, em alguns momentos torna-se impraticável executar diversas tarefas ao mesmo tempo.

As questões que envolvem a segurança pública em nível local são perceptíveis e definitivamente não é de hoje que isso acontece, e somente a partir do início dos anos 2000 é que os olhos governamentais se voltaram para o município, como o espaço principal de convivência e o teatro do cotidiano onde tudo acontece. Até então, os municípios estavam afastados das discussões sobre segurança pública por um simplismo equivocado, a de que as duas principais polícias eram, e ainda continuam sendo dirigidas pelos governos estaduais, mas hoje é sabido que não se trata de reduzir a questão segurança pública na presença da polícia, pois o conceito é abrangente. Entretanto o que existe é um enorme abismo entre a longínqua tradição, que nem sempre é eficiente e a modernidade, difícil de ser aceita.

A inserção de novas idéias é sempre interessante e mostra-se eficaz quando devidamente implementada, como por exemplo, o projeto “Estudar em Paz: Mediação de Conflitos no Contexto Escolar” que é um Projeto de Extensão de Ação Contínua – PEAC da Universidade de Brasília/UnB, cuja unidade de origem é o NEP – Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos, que foi ministrado no final de julho, para os integrantes da Ronda Escolar da Guarda Municipal de Jundiaí.

A idealizadora, professora Flávia Beleza, mestre em mediação de conflitos, iniciou o curso falando que a mediação social é o instrumento de educação para a paz e para os direitos humanos no contexto escolar e ressaltou que no conflito o importante é dialogar, participar e viver em paz e na mediação social há de se fomentar a comunicação na sociedade. Nota-se que no curso em destaque, o assunto foi direcionado para o contexto escolar e nesse sentido, está mais do que comprovado que é possível a aplicação da mediação de conflitos na sociedade de forma geral.

O que falta para se efetivar? Deixar de lado corporativismos.

Avatar
Últimos posts por Dênis Berni (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/mediacao-de-conflitos/