Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Meninos que querem ser presidentes

Publicada em 05/11/2009 às 10:22 | por Voto Consciente Jundiai

>FUTURO

5/11/2009

JORNAL DE JUNDIAÍ Michael e José Augusto estarão hoje na Assembleia Estadual

Michael e José Augusto estarão hoje na Assembleia Estadual

O estudante varzino Michael Peres de Nóbrega, 15 anos, pretende usar da experiência como deputado reeleito do Parlamento Jovem, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), para conquistar o posto de presidente da Mesa Diretora este ano. Michael e o jundiaiense José Augusto Silva Gomes, de 17 anos, estarão hoje e amanhã, na Alesp, para participar da recepção e sessão plenária dos jovens deputados. No ano passado, Michael tentou costurar a eleição para a Mesa, mas sua chapa acabou ficando em segundo lugar. “Estou tentando uma conversa”, conta. Michael tem boas chances. Em 2008, entre mais de 300 projetos, o dele foi um dos 94 selecionados (são um para cada deputado estadual).

Com a ajuda de um advogado, o estudante teve a ideia de elaborar um projeto que exige preço tabelado de medicamentos nas farmácias do Estado – item que se tornou o projeto de lei número 10. A proposta chamou a atenção da deputada Maria Lúcia Prandi, do PT da Baixada Santista. Ele estava no ‘partido’ da Defesa do Consumidor. Este ano, Michael está no ‘partido’ da Segurança Pública. Para elaborar um projeto, teve o apoio de professores e colegas da escola. “Meu projeto prevê a colocação de um policial militar por escola do Estado”, revela. Aluno da Escola Estadual Irmã Maria de São Luiz, o adolescente é, pela terceira vez consecutiva, presidente do Grêmio Estudantil. É, ainda, presidente da União Municipal de Estudantes, em Várzea. José Augusto Silva Gomes, estudante do Colégio Pentagunum, em Jundiaí, está no ‘partido’ de Esportes.

Ele propôs a criação de uma olimpíada estudantil no Estado com a contribuição de jovens da Fundação Casa (ex-Febem) na confecção dos materiais utilizados. O Parlamento Jovem Paulista foi instituído pela Alesp com o objetivo de possibilitar aos estudantes uma visão de alguns aspectos da democracia. A intenção é oferecer, pela vivência de um dia de sessão parlamentar, esclarecimentos sobre a razão de ser, as funções e o cotidiano do Poder Legislativo. No ano passado, ao lado de Michael, uma menina representou a Região: a estudante de Jundiaí Mainã Marques Belém Veiga, 12 anos, apresentou um projeto sobre a criação de cursos preparatórios para vestibulares voltados aos alunos de baixa renda.

ROBERTA BORGES

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/meninos-que-querem-ser-presidentes/