Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Metas legislativas e educação política

Publicada em 13/07/2011 às 17:29 | por Márcia Pires

Cerca de dois meses atrás o Voto Consciente Jundiaí, ainda aquecido pelo calor da polêmica provocada pelo aumento aprovado pela Câmara local aos próprios salários, colocou em discussão com a sociedade, representantes de entidades e os próprios legisladores a propositura de metas legislativas, com vistas a dar maior transparência e visibilidade ao trabalho realizado na cidade.
Quatro encontros foram organizados com temas únicos, dando foco a questões centrais em torno de maior transparência na prestação de contas, no trabalho realizado pelas comissões permanentes, mudanças nos horários das sessões e mais voz à população nas tribunas livres.
O que se assistiu, salvo relevantes momentos de riqueza nos debates foi um desfile de total falta de decoro e desconhecimento do ordenamento político no que tange à função do legislativo, sem contar as muitas tentativas de ataques pessoais, onde a mediação precisou ser firme e acertiva.
Em qualquer organização privada, metas são os objetivos a serem alcançados para a garantia do que se propôs em troca aos responsáveis por sua realização e até da sobrevivência do negócio.
Em se tratando do legislativo jundiaiense ficou claro, pela amostra produzida através da iniciativa do Voto Consciente, que alguns vereadores sequer sabem o que é uma meta, que dirá aceitá-la como balizador de suas ações e condutas.
Há ainda o ranking dos vereadores, que será apresentado pela ONG ao final do atual mandato, e irá pontuar e apresentar aos cidadãos as principais atividades realizadas pelos parlamentares, com objetivo de avaliar seus desempenhos individuais.
Uma sugestão será, para as eleições de 2012, um trabalho de integração dos novos e também dos futuros eventuais reeleitos, de formação política e de fortalecimento do entendimento do que seja o papel do vereador e da estrutura de poderes, bem como da suma importância do estabelecimento de metas legislativas. Elas deverão continuar a ser o norte que mostrará, em quantidade e qualidade, quem está fazendo o quê e por isso mesmo, continuar – ou não – merecedor dos votos a eles confiados nas urnas.

Márcia Pires

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/metas-legislativas-e-educacao-politica/