Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Minidistrito industrial na mira

Publicada em 24/05/2009 às 12:06 | por Voto Consciente Jundiai

PROJETO

24/5/2009

RUI CARLOS

“Não temos como segurar (pequenas indústrias) porque não temos mercadoria para elas’, diz Ari Castro Nunes

A Prefeitura de Jundiaí se orgulha de possuir em seu cadastro 1.168 indústrias, segundo dados da Rais 2007 (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho e do Emprego. O setor é o segundo maior empregador de mão de obra formal do município, com 46.133 funcionários.

Este setor foi responsável, em 2006, pelo oitavo maior valor adicionado industrial do Estado de São Paulo, e o vigésimo oitavo do Brasil, segundo dados apurados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A indústria (incluindo a construção civil) participa com 34,97% na composição do valor adicionado municipal.

Uma fatia considerada muito importante na economia, porém, é responsável por um exôdo empresarial na cidade: as pequenas indústrias. O problema é considerado “grave” pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ari Castro Nunes Filho, que promete uma medida para acabar com a ‘fuga’ dos microempresários. “Nossos formandos da Incubadora não conseguem ficar em Jundiaí: vão para Itupeva, para Várzea…vão para outros municípios”, reconhece. “Hoje, nós não temos como segurar, porque não temos esse tipo de mercadoria para eles. Então, precisamos fazer urgentemente um minidistrito industrial”, projeta.

O secretário afirma que já foi estudada a possibilidade de preparar a área com investimento privado. A ideia, porém, não é considerada viável. “Todos empresários foram unânimes em me dizer: no caso de um terreno de 200 mil m² de área industrial, se vendido em lotes de 1.000 m², seria perdida de 35 a 40% da área”, calculou. “Além disso, teria de colocar toda a infraestrutura (asfalto, água, esgoto e iluminação). Então o poder público tem que assumir e acho melhor, porque a Prefeitura não visa lucro.”

Ainda não há previsão de área nem de prazo para instalação do minidistrito industrial na cidade. Mas, Ari Castro enfatiza que existe muita vontade política para a execução. “Precisamos segurar esse tipo de empresário que é muito importante para a cidade. Mas, tem de fazer muito bem feito, senão vira especulação imobiliária.”

Na concepção do titular da pasta de Desenvolvimiento Econômico, o incentivo às pequenas indústrias poderia reforçar a relação entre fornecedores das empresas maiores. “Se a gente tiver esse tipo de mercadoria, dependendo do tamanho dessa área, a gente pode contactar as grandes empresas que temos nas cidades e ver quem são seus principais fornecedores”, analisa.

Parque tecnológico – A chegada de novas empresas de tecnologia para Jundiaí até o meio do ano pode culminar com a montagem de um parque tecnológico em Jundiaí. As novas aquisições devem gerar mil novos empregos. Há negociações, também, para a chegada de mais sete empresas para a cidade. “Seria um negócio fantástico e é o futuro de qualquer município. Tudo que for inovação, ficaria numa mesma área, com rede de laboratórios e universidades”, almeja Ari Castro.

THIAGO GODINHO

Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/minidistrito-industrial-na-mira/