Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Motorista terá velocidade fiscalizada em 58 pontos

Publicada em 21/12/2009 às 10:44 | por Voto Consciente Jundiai

Segunda-feira, 21 de dezembro de 2009 – 00:19
Secretria de Transportes instala radar e lombada eletrônica em 27 ruas

Robson Moura
Agência BOM DIA

A Secretaria de Transportes irá monitorar 27 ruas e avenidas em Jundiaí a partir de janeiro, através de radares. Ao todo, o motorista terá a velocidade fiscalizada em 58 pontos da cidade. A velocidade média varia de 40 km/h a 70 km/h.

Conforme a secretaria, foram instalados 15 radares fixos, dois estáticos e seis lombadas eletrônicas. A prefeitura não informou a data exata de início do funcionamento dos radares. Ainda faltam ser instaladas placas de sinalização e outros equipamentos necessários para o monitoramento.

O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, disse que um amplo estudo foi realizado antes da implantação de cada radar.

Mas a ausência de sinalização já incomoda motoristas. Na avenida Antonio Pincinato, no Eloy Chaves, por exemplo, um acidente de trânsito foi registrado há duas semanas, porque o motorista freou bruscamente ao perceber o radar e acabou por bater o veículo.

Radares
Existem dois tipos de radares na cidade. O registro de infrações do radar estático é digital e criptografado. Esse tipo de equipamento é acompanhado de um software especial que processa as infrações dos motoristas.

O fixo é um aparelho que opera de forma automática e contém um sistema infravermelho de captação de imagens que confirma o excesso de velocidade do veículo.

Excesso de velocidade
Caso a velocidade seja superior a 50% da permitida, a multa é gravíssima

Radares no Bonfiglioli e na Vila Arens desagradam
A implantação dos radares já tem gerado reclamações de motoristas, moradores e comerciantes das regiões onde foram instalados. É o caso dos bairros Jardim Bonfiglioli e Vila Arens.

O empresário Rogério Aparecido Dias Afonso, 48 anos, disse que discorda do radar na rua Messina. “Nessa rua ficaria bom um semáforo para pedestres”, afirma. Ele tem uma loja de motocicletas no local.

O comerciante Adriano Rogério Pereira, 38, tem a mesma opinião e vai além. “Em horários de pico ninguém conseguirá atravessar a rua”, afirma.

Na avenida Dr. Olavo Guimarães, na Vila Arens, o problema é a lombada eletrônica. A média de velocidade é 50 km/h. Mesmo sem estar funcionando as pessoas têm dificuldade em atravessar no local. “Idoso não atravessa a rua, porque não para de passar carro em baixa velocidade”, afirma a comerciante Ivete Moreira Brito, 50.

O também comerciante Emerson Pivi, 35, é a favor da lombada, mas pede bom senso para motoristas de ônibus. “Quando eles descem a rua parecem loucos. Diminuir a velocidade vai ajudar, mas o ideal seria deixar apenas carros circulando na região”, defende.

Internet
A discussão sobre a implantação de novos radares no município chegou à internet e divide a opinião de usuários de sites de relacionamentos, como os da comunidade Jundiaí, no Orkut.

Fóruns de discussão foram criados e as opiniões mostram que a população ainda não sabe como lidar com a fiscalização. Uma lista de radares estáticos também foi publicada no site.

O secretário de Transportes, Roberto Salvador Scaringella, afirma que a campanha publicitária realizada serve para quebrar barreiras desse tipo e conscientizar a população e os motoristas que respeitar o trânsito ainda é a melhor opção.

Motorista terá velocidade fiscalizada em 58 pontos

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/motorista-tera-velocidade-fiscalizada-em-58-pontos/