Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Na 9 de Julho, alerta para a guerra urbana do trânsito

Publicada em 14/04/2009 às 22:23 | por Voto Consciente Jundiai

Emerson Leite

A avenida 9 de Julho vai servir de palco para um ato contra a violência e a intolerância no trânsito. Na próxima sexta-feira (17), às 17 horas, ciclistas se reunirão embaixo do viaduto da avenida Jundiaí para realizar a ´Bicicletada´. O movimento, realizado tradicionalmente na capital paulista, tem como objetivos principais estimular o uso da bicicleta como meio de transporte e conscientizar os usuários dos meios de transporte motorizados sobre a importância dela para aliviar os congestionamentos.

Em Jundiaí, adeptos desta cultura vão se reunir para também alertar os jundiaienses. Por meio de uma página na internet (www.bicicletada.org/jundiai) e de uma comunidade no site de relacionamento Orkut (Bicicletada Jundiaí), eles fazem a divulgação do evento. Na comunidade, inclusive, existem 60 participantes que vêm discutindo sugestões para promover a paz entre veículos e bicicletas no trânsito. A maioria deles pede a construção de ciclovias e até de uma pista de bicicross.

Responsáveis pela manifestação, os estudantes Vítor Gabriel Bueno de Souza e Ivan Luiz Ruscillo Pauluk, ambos de 17 anos, dizem que querem ´ser vistos´ pelos motoristas da cidade. “Eles não respeitam os ciclistas. Somos invisíveis para quem anda de carro. Com ônibus e caminhões, é ainda pior”, destacou Vítor.

Os garotos fazem parte de um grupo que passou a utilizar a bicicleta como meio de transporte. Nos finais de tarde, eles também se reúnem para pedalar mais um pouco. “Praticamos trilhas, também, mas queremos que haja investimento da Prefeitura nos trajetos urbanos. É muito difícil andar na cidade”, completou Ivan.

Dificuldades – Até por conta da topografia, Jundiaí não é uma cidade considerada fácil de se pilotar uma bicicleta – tanto que a maioria das bicicletas vistas nas ruas utiliza câmbio com diferentes marchas – as chamadas ´mountain bikes´. Para os jovens, contudo, o trânsito é quem torna tudo mais difícil. “São várias as fechadas que a gente leva. Por isso tivemos a idéia da ´Bicicletada´. Esperamos que todo mundo que gosta de bike participe”, emendou Vítor.

A vontade é tanta que os dois resolveram fazer panfletos sobre o evento e distribuí-los na cidade. “O problema é que muita gente da cidade não conhece. Oferecemos para as pessoas e temos de explicar do que se trata”, destacou Vítor. Os dois dizem ter comunicado a Prefeitura de Jundiaí sobre a manifestação. “A idéia é realizarmos sempre, como acontece em São Paulo. Para isso, precisamos da ajuda de todos que se preocupam com a questão do trânsito, com o meio ambiente e com nossas futuras gerações”, completou Ivan.

Além do respeito, os organizadores também pedem mais investimentos do poder público para quem utiliza a bike como meio de transporte. “Faltam ciclovias na cidade. No Sororoca (Centro Esportivo José Brenna, na avenida dos Ferroviários)

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/na-9-de-julho-alerta-para-a-guerra-urbana-do-transito/