Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Nove cidades articulam ações comuns para saúde

Publicada em 21/01/2009 às 10:01 | por Voto Consciente Jundiai

Quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 3:02:00
Encontro ocorre hoje em Várzea Paulista e busca melhorar o SUS

Roberta de Sá

Ações conjuntas para o atendimento dos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) serão discutidas hoje por secretários de Saúde de nove cidades da região.

O encontro, promovido pelo Cosens-SP (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo), ocorre no Espaço Cidadania, em Várzea Paulista, a partir das 8h30.

“Saúde não da para debater sozinho, já que é uma área que tem muitos problemas comuns. Vamos iniciar discussões, principalmente, sobre a organização do atendimento de urgência”, diz o secretário de Saúde de Várzea, Luís Fernando Tofani.

Na pauta do primeiro encontro também estará a formulação de campanhas preventivas, a eleição de um representante para o Conselho e o levantamento de especialidades que devem compor o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que será instalado pelo governo do Estado em Jundiaí.

A secretaria de Saúde de Jundiaí, Tânia Pupo, já confirmou presença. Além dela, devem participar os secretários de Campo Limpo Paulista, Jarinu, Louveira, Itatiba, Morungaba, Itupeva e Cabreúva, e um membro da Secretaria de Estado da Saúde.

Aproximação maior é objetivo
O encontro regional de saúde será a primeira aproximação das cidades para resolver problemas comuns.

Na última semana, o prefeito de Várzea Paulista, Eduardo Pereira (PT), em entrevista ao BOM DIA, começou a cogitar a idéia de convidar os prefeitos das cidades por onde passa o rio Jundiaí para criar a “Associação dos Municípios”.

O petista espera realizar a primeira reunião para amadurecer o projeto em fevereiro.

Há anos também tramita na Assembléia Legislativa o projeto que cria a Aglomeração Urbana de Jundiaí. Ele é de autoria de Ary Fossen, quando era deputado estadual.

O intuito com o aglomerado é ter uma figura jurídica, como a RMC (Região Metropolitana de Campinas) para ajudar na obtenção de verbas estaduais e federais.

O prefeito de Jundiaí, Miguel Haddad (PSDB), também concorda com benefícios de uma união entre municípios vizinhos. Para o tucano há várias ações que podem ser feitas juntas, relacionadas com questões como o transporte, por exemplo.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/nove-cidades-articulam-acoes-comuns-para-saude/