Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

Nove vereadores desejam discussão sobre o voto aberto na Câmara

Publicada em 15/09/2009 às 19:40 | por Voto Consciente Jundiai

Terça-feira, 15 de setembro de 2009 18:38
Proposta, encabeçada por Paulo Sérgio (PV), já é vista como inconstitucional pelo jurídico

Thais Nucci
Agência BOM DIA

Nove dos 16 vereadores de Jundiaí já assinaram um projeto, encabeçado por Paulo Sérgio (PV), que prevê levar à pauta de discussões a extinção do voto secreto na Câmara de Jundiaí.

A proposta, que ainda está na fase de apresentação do tema e visa mudar o regimento interno da Câmara, precisaria da assinatura de pelo menos um terço dos vereadores para ser apresentado na secretaria legislativa e, futuramente, na secretaria jurídica da Casa.

Assinaram a favor da entrada do projeto os vereadores Gustavo Martinelli (PSDB), Ana Tonelli (PMDB), Durval Orlato e Marilena Negro (ambos do PT), Zé Dias e Fernando Bardi (PDT), Mingo Fontebasso (PSDC), Leandro Palmarini e Silvio Ermani (PV).

“O objetivo é que a idéia do voto aberto vire um projeto de lei, para que depois seja convocada uma audiência publica sobre o assunto”, explicou Paulo Sérgio.

Segundo ele, é preciso “transparência” nas ações dos vereadores. “Tudo que é secreto é complicado. É preciso ter uma posição”, disse.

O vereador também questionou o setor jurídico da Casa, que já deu um pré-parecer contrário ao projeto, descrevendo-o como “inconstitucional”. “O problema é que eles se baseiam no Congresso Nacional e não na Câmara Municipal”, reclamou Paulo Sérgio.

A vereadora Ana Tonelli se disse a favor do voto aberto, porém argumentou que será difícil um projeto como esse vingar. “É ilegal, inconstitucional. Se houver uma brecha para ele vingue, tudo bem, porque tudo que é aberto é melhor”, explicou.

fonte: BOMDIA

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/nove-vereadores-desejam-discussao-sobre-o-voto-aberto-na-camara/