Novos voluntários são acolhidos e recebem orientação para integrar Voto
Como acontece todo começo de ano, representantes do Movimento Voto Consciente Jundiaí recepcionaram no último final de semana os novos voluntários que passam, a partir de agora, a compor o quadro do grupo. No encontro as voluntárias de referência apresentaram, como de hábito, os eixos e os projetos desenvolvidos pelo Voto na cidade.
Os novos integrantes tomaram conhecimento das estratégias desenvolvidas para o acompanhamento das sessões da Câmara e da avaliação do trabalho dos vereadores, bem como para as áreas de Educação para a Cidadania, Eventos e Comunicação. A Ficha Pública, guia que registra a promessa dos candidatos de Jundiaí a cada dois anos antes das eleições, foi outro assunto abordado no encontro realizada na Escola Casa do Meio, de propriedade de Cleber Possani Jr, parceiro e apoiador do Voto.
Divididos em grupos, os participantes discutiram sobre a importância da política para cada um deles e debateram temas por meio de uma dinâmica de letras. O arquiteto e coauch Oliver A. Dauch, um dos novos voluntários, é de opinião de que as pessoas têm que ter claro o que é participação política. “É só na hora de votar? Só na hora de apertar o botãozinho? O diálogo é muito importante”, disse ele. Para concluir: “Será que a mudança de atitude para que as coisas melhores tem que vir de cima para baixo ou de baixo para cima?”
Para Natália Rick, voluntária de referência e uma das integrantes da área de Eventos, a acolhida aos novos voluntários é importante porque agrega nas atividades do Voto. “Acredito que conseguimos entrosar vários tipos de pessoas e atingir o objetivo da capacitação”, afirmou. Os voluntários, segundo ela, acreditam que a participação cidadã é um grande agente de mudança, e por isso, durante o ano, fazem convites para que as pessoas conheçam o trabalho do grupo e suas áreas de atuação.
Cláudia Muller
Deixe uma resposta