Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

O ´faz-tudo´ dos vereadores

Publicada em 26/07/2009 às 17:50 | por Voto Consciente Jundiai

SOMBRA

26/7/2009

RUI CARLOS O Legislativo jundiaiense conta com 48 assessores parlamentares, que também acompanham as sessões

O Legislativo jundiaiense conta com 48 assessores parlamentares, que também acompanham as sessões

Popularmente, eles são chamados de ´sombras´. Isso porque sempre são vistos junto com os vereadores, tão próximos que parecem seguir os seus passos. Eles são os assessores de vereadores, funcionários que desempenham as mais variadas funções dentro e fora da Câmara Municipal com o objetivo de construir e preservar a imagem de seus chefes.

Atualmente, o Legislativo jundiaiense conta com 48 destes profissionais, divididos entre os gabinetes dos 16 vereadores. A formação dos ´sombras´ varia: alguns têm apenas Ensino Fundamental, outros são técnicos, publicitários, jornalistas, advogados e aposentados, entre outras profissões.

No dia a dia, atendem o público, orientam moradores sobre como resolver problemas dos mais variados, cuidam da agenda dos legisladores, pesquisam leis, elaboram estratégias de relacionamento com os eleitores e acompanham os vereadores em diversos eventos.

“É bem diferente o trabalho, a gente não para nunca, mas é bom e eu gosto deste contato com a população”, diz Maria Lúcia de Oliveira Gonfinete, advogada que no início do ano trocou a rotina no próprio escritório para trabalhar como chefe de gabinete de um vereador. “Não deixei de atuar na área, pois oriento juridicamente as pessoas que vêm procurar o vereador e precisam de ajuda”, afirma a advogada, que também é responsável por manter atualizada a agenda de compromissos do parlamentar.

Apesar de atuarem no poder público, eles não precisam fazer provas e participar de concursos. São indicados pelos vereadores logo após as eleições. Porém, têm os mesmos deveres que os concursados: cumprem horários e não recebem por horas extras trabalhadas.

Por não prestarem concurso público e atuarem em órgão governamental, chegam a sofrer discriminação. “Quando estava para começar o trabalho na Câmara, cheguei a ouvir piadas sugerindo que eu não faria nada nesta função”, diz Andréia Aparecida Souza Alves Baumgarte, advogada de 33 anos que trabalha há oito como assessora. “Quando comecei, foi para aproveitar a oportunidade de trabalho, mas hoje eu gosto da dinâmica da função, com um trabalho nada metódico”, diz ela.

Apesar de gostar do trabalho, as assessoras dizem não fazer planos de seguir a carreira política. “Penso em prestar concurso para atuar no ramo jurídico”, diz Andréia. “Gosto de ser advogada, que é a minha profissão há 18 anos”, diz Maria Lúcia. Há casos de assessores que tentam seguir o caminho dos ´chefes´. Thiago Maia Pereira, que trabalhou como assessor e chefe de gabinente de um vereador na legislatura anterior, disputou uma vaga no Legislativo jundiaiense nas últimas eleições.

ELTON FERNANDES
Notícias relacionadas:

fonte: JJ

Voto Consciente Jundiai

Leia mais sobre Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/o-%c2%b4faz-tudo%c2%b4-dos-vereadores/