Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

O “trator” está manobrando… a hora é agora, sem trégua!!

Publicada em 05/12/2011 às 22:41 | por Fabio Storari

Foram 15 reuniões semanais de aproximadamente 3horas cada. Câmaras Técnicas do COMDEMA em conjunto com a do Conselho Gestor da Serra do Japi. Tempo doado ao município, para melhorar o processo de reformulação do Plano Diretor, leis 415/04 e 417/04.

No grupo pessoas com grande capacidade técnica e envolvimento com as causas e principalmente com o futuro da cidade, debatendo em alto nível e com expressão e representatividade as mudanças possíveis e desejáveis.

Ao final desse processo, quando um texto começa a ganhar contornos de documento elaborado de forma participativa e que corresponde de fato aos anseios da sociedade, o “trator” entra em ação e desrespeitando os cidadãos e seus esforços, adia por prazo indeterminado, deixando para o ano que vem mudanças da Lei 417/04, que regula e protege todo o território da Serra do Japi no município de Jundiaí.

O motivo nos parece claro. O texto final, encaminhado pelos conselhos para a prefeitura, é muito diferente daquele apresentado, quando a pretensão era de flexibilizar a lei permitindo usos e aumentando índices de aproveitamento e ocupação.

Quando o texto final aprovado nos conselhos chegou a mesa do executivo, mostrando que o interesse do cidadão jundiaiense inclusive de proprietários da Serra é de aumentar a proteção do território não permitindo os “usos” que se pretendia, o trator acelerou os motores e bloqueou o encaminhamento da lei 417/04, mesmo contra a deliberação dos conselhos.

A estratégia é clara, pois sabem da mobilização que está ocorrendo, contrária às pretensões do seleto grupo que espera ganhar muito dinheiro com os empreendimentos que seriam realizados no local, sendo que alguns já estão em andamento.

Dessa forma, é melhor deixar a lei como está. Mais permissiva do que o texto elaborado, e ganhar tempo para desarmar o movimento que está crescente. São as mesmas, velhas táticas autoritárias, arbitrárias e ditatoriais de um governo que não se vê mais como mandatário do poder e sim como seu dono e senhor.

Para encerrar, só um aviso: Não vamos dar trégua!! Estaremos acompanhando passo a passo os desdobramentos desse processo, e se houver um pingo de coerência nessa manobra do “trator” do executivo, que seja votado em caráter de urgência o bloqueio de recebimento e emissão de qualquer diretriz que solicite usos para o território da Serra do Japi, enquanto a nova lei não for votada.

Avatar

Leia mais sobre Outros

4 respostas para “O “trator” está manobrando… a hora é agora, sem trégua!!”

  1. Fabio explica melhor essa questão do bloqueio de diretriz ? Podemos usar essa bandeira aqui na serra do mursa não podemos ?

  2. Avatar Yolanda disse:

    Parabéns, Fábio por conseguir escrever muito bem tudo o que eu penso e gostaria de falar. Estaremos hoje na segunda audiência do Plano Diretor em defesa da nossa Serra.

  3. Avatar Helena disse:

    Oi, Fábio. Não existe “meio” judicial para o enfrentamento?

  4. Avatar elisabete disse:

    Penso que estamos vivendo um tempo de maior mobilidade política por parte dos jovens cidadãos. Devemos cuidar do que é de todos para que continue sendo de todos.
    Este “trator” precisa de novos motoristas … Esta cidade precisa sair de seus moldes feudais, estes senhores feudais não são mais donos da terra e do povo.
    Busquemos a reflexão e mudemos o rumo de nossos passos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/o-%e2%80%9ctrator%e2%80%9d-esta-manobrando-a-hora-e-agora-sem-tregua/