Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

O local, a manifestação e o otimismo

Publicada em 20/09/2013 às 18:06 | por Dênis Berni

Escrever para o Voto Consciente é no mínimo prazeroso e para um ser político democrático não há nada melhor que a grandiosidade de opiniões, uma diversificação rica em assuntos que possibilita uma transversalidade que se colocada em prática, evidencia plenamente que nossa cidade, nosso espaço seria muito, muito melhor. O texto escrito por Marília Scarabello, , trás uma análise muito interessante da área central de Jundiaí, que há alguns anos sofria de uma certa “contaminação” de placas e painéis que descaracterizavam toda a arquitetura histórica da cidade. Mas o grandioso artigo não pára neste item, pois detalha muitos aspectos interessantes e em particular, a última frase que muito me chamou a atenção:

“Vamos tornar o centro o lugar que queremos: vivo, rico e belo como nos cartões postais de antigamente.”

Ora meus caros leitores, todos sabemos que a segurança tornou-se primordial e sinto que o poder público está a par desta situação e teremos este centro vivo. Sem esperar soluções mirabolantes ou planos que se prenunciam definitivos, ou ainda que a ajuda caia do céu, sejamos realistas: esse centro rico e belo só será vivo se houver segurança. Esse espaço pode e deve ser um espaço para todos incluindo-se um palco de manifestações diversas, pois participar do processo político é salutar, é vivenciar a política na sua condição prática. Tomo a liberdade de citar o articulista convidado Mario Magalhães e seu artigo “Quem não gosta de partido é ditadura”, com o objetivo de realizar uma sutil ligação entre esse espaço público, as manifestações e a segurança local.

A manifestação, de forma geral obteve sua projeção, sua visibilidade e certos momentos não veiculados merecem destaque. Não tivemos nenhum, absolutamente nenhum incidente grave envolvendo a Força de segurança do município e os manifestantes. Muito pelo contrário: Guardas Municipais de Jundiaí se destacaram em meio àquela quantidade significativa de manifestantes, inclusive orientando um grupo de surdos em libras (Linguagem brasileira de sinais).

São estes breves, mas significativos momentos que colaboram com o otimismo de imaginar o centro vivo, pois a segurança pública não se faz apenas com “poder de polícia”, ou com “operações” ou ainda “planos de segurança”: segurança pública se faz também com sensibilidade, empatia, direitos humanos e respeito às minorias.

Avatar
Últimos posts por Dênis Berni (exibir todos)

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/o-local-a-manifestacao-e-o-otimismo/