Voto Consciente Jundiaí | https://votoconscientejundiai.com.br

O mês D

Publicada em 27/08/2012 às 22:37 | por Nikolas Schiozer

O dia 6 de Junho é um dos mais importantes da história moderna e talvez o mais marcante da 2º Guerra Mundial. Esse dia também é chamado de dia D. Foi nessa data que os Aliados desembarcaram nas praias da Normandia, abrindo um segundo front de guerra contra os Nazistas. Essa data ficou marcada na História pois foi a partir dela que a guerra inverteu. Aberto o segundo front de batalha, os Aliados passaram a avançar sobre o território previamente conquistado pelos Alemães até Berlim, encerrando o maior conflito armado da História. Essa contextualização histórica foi para entender o porquê de eu estar chamando o mês de Setembro para o Voto Consciente como o mês D.
Como todos sabem, as eleições municipais vão ser no dia 7 de Outubro. Portanto, estamos a quase um mês para o pleito. A tendência com a proximidade das eleições é que as campanhas se intensifiquem e os eleitores, reforçado pelo início das inserções políticas na TV, comecem a se perguntar ainda mais em quem votar e a buscar informações sobre os candidatos.

Ou seja, é nesse próximo mês que vai ocorrer o raro momento, que acontece de quatro em quatro anos, de toda a cidade estar falando justamente sobre ela! Pensando nas suas qualidades, seus problemas, seus avanços, suas regressões, e, principalmente, quem são os melhores candidatos para garantir que Jundiaí seja uma cidade cada vez melhor para seus cidadãos.

É no meio desse frenesi eleitoral, a um mês do pleito municipal, com os eleitores mais preocupados do que nunca com os rumos da cidade e buscando informações sobre os candidatos, que o Voto Consciente está se propondo tentar atender essa demanda. Levando informações sobre as eleições que todos deveriam saber e que tantas vezes já foi dito nesse site: quais são as funções do Executivo e quais são as do Legislativo, que o voto é para uma legenda e não um candidato, que votar nulo ou branco dificilmente vai melhorar alguma coisa, que eleger políticos e não acompanhar seus trabalhos também não leva a quase nada, entre outras informações.

Tudo isso para que o eleitor faça uma pesquisa de qualidade sobre os candidatos e um voto consciente, entendendo quais são as propostas e metas de cada candidato e qual vai ser efetivamente a consequência do seu voto.

A esperança do Voto é que cidadãos conscientes gerem melhores votos, em melhores representantes, que por sua vez geram uma cidade melhor. Além disso, que cidadãos conscientes saibam que ser cidadão não se dá a cada dois anos em uma eleição, mas todos os dias, acompanhando, cobrando e criticando construtivamente os políticos eleitos, realizando um efetivo controle social, catalisando transformações necessárias rumo a uma cidade cada vez melhor.

Na guerra contra a ignorância política, em que não importa o partido político vencedor, esse mês é um momento estratégico para realizar inversões, é o começo de mais uma batalha contra a descrença política, tão espalhada em nossa sociedade nos dias de hoje e que apenas contribui com a corrupção e ineficiências do Estado. É um mês D para a missão do Voto Consciente que é “Contribuir para o fortalecimento da democracia. Levar informação aos eleitores para que possam melhor selecionar seus representantes e, após as eleições, participar das políticas públicas com ações de controle social”. Convoco  todos aqueles que estejam interessados em contribuir com a nossa causa que cerrem fileiras conosco (entrem em contato) contra um inimigo tão impregnado e que tanto fere a nossa sociedade brasileira! Rumo à vitória!!!

Avatar

Leia mais sobre Outros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Link original: https://votoconscientejundiai.com.br/o-mes-d/