O Orçamento Participativo na prática
Praça da Vila Popular, demanda de 2007, está em execução. Na última sexta-feira, jovens participaram de seminário sobre o tema
Votada em assembleias do Orçamento Participativo (OP), no ano de 2007, a construção da praça na Vila Popular está em andamento. A obra está em fase inicial e quem fiscaliza é a própria população.
O primeiro trecho já recebeu a limpeza e também as guias com demarcação para a passagem dos pedestres. O local receberá parquinhos para as crianças e paisagismo. “Durante todo o processo, os conselheiros do OP participaram, desde a montagem do projeto até a execução. É um ato de cidadania”, comentou Cícero Petrica, secretário de Obras, Urbanismo e Meio ambiente.
Projovem
Na última sexta-feira (20), alunos do projeto ‘Projovem’ participaram de um pequeno seminário, na EMEF Anísio Teixeira, sobre o que é o Orçamento Participativo. Os jovens puderam compreender um pouco mais sobre o processo, que foi citado pelas professoras do Programa Educação para o Trabalho, que é uma parceria com o SENAC.
Tudo começou com uma apresentação de todos os agentes do OP e logo em seguida, foram mostradas todas as etapas, com direto a uma simulação da votação e escolha de demandas.
“O OP vai ajudá-los na procura das soluções para os problemas da sociedade”, comentou Francisca Sueli Rabelo Anarelli, uma das professoras. “É um processo de empreendedorismo”, concluiu.
Ao final, os jovens fizeram perguntas e também receberam elogios dos agentes. “Ficamos contentes pelo interesse. O nosso trabalho não é fácil, mas é muito compensador”, comentou a agente Alessandra Munhoz.
fonte: Secretaria Municipal de Comunicação Social
Deixe uma resposta